Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O seguro Pix cobre transferências realizadas por celulares roubados?

Alguns bancos oferecem seguro para as movimentações de PIX. Conheça os principais serviços e o que cada um cobre nos planos.

A maior parte das instituições financeiras oferece seguro para transações digitais, especialmente em casos de sequestro. No entanto, fique atento: nem todos cobrem transações feitas por Pix.

Ter o celular roubado hoje em dia não é apenas ficar sem o telefone para se comunicar. Com o furto, o proprietário do aparelho pode enfrentar muitos problemas, desde roubo de identidade e vazamento de arquivos até transferências indevidas pelo aplicativo de bancos.

Bancos que oferecem seguro Pix

Muitas são as instituições disponíveis para manter uma conta bancária no Brasil. Dentre os variados serviços, os bancos também oferecem algumas opções de seguro para situações específicas.

Para clientes do Bradesco, é possível contratar o Bradesco Seguro Proteção Digital, que protege o titular em caso de transações feitas por coação ou após roubo ou perda do aparelho celular. Contudo, a cobertura inclui apenas as transações realizadas pelo smartphone ou tablet, inclusive Pix.

No caso do BTG Pactual, o cliente pode contratar um Seguro Pix, que engloba a proteção de transferências via Pix, TED e DOC em caso de ameaça, extorsão ou sequestro. Para esta instituição, não há cobertura específica para roubo.

Já o Santander possui o Santander Seguro Transações, que além de cobrir transações sob coação, após sequestro ou roubo, também específica cobertura exclusiva para Pix. Neste caso, se após roubo, houver transferência de Pix para compra de produtos, o titular pode solicitar o estorno até 7 dias depois da aquisição.

Por fim, há o Sicoob Seguro Transações, que prevê proteção para transferências via Pix, TED e DOC após coação; assim como pagamento de boletos e emissão de vouchers. Se contratado o seguro adicional Bolsa Protegida, é possível garantir coberturas em caso de roubo.

Instituições que oferecem seguro, mas não específico para o caso

Uma das instituições inclusas neste grupo é o C6 Bank, que oferece o Seguro C6 Conta. No serviço, há proteção contra saques, compras realizadas com o cartão e transferências. No entanto, só estão previstos casos de coação, sequestro e extorsão, sem nenhuma cláusula específica para roubo, além de não citar o Pix.

Por sua vez, o Nubank oferta o Nubank Celular Seguro, que cobre transações não reconhecidas após furtos, roubos ou sob coação. Não há especificação ou limitação das transações cobertas.

O Seguro Transação Protegida, do banco Itaú, engloba proteção para transações digitais após sequestro apenas, tampouco fica claro se esta proteção inclui transferências via Pix.

Imagem: rafapress / shutterstock.com