Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

TCU descobre irregularidades no Auxílio Brasil na gestão de Bolsonaro

Após uma auditoria no Auxílio Brasil de 2022 foram encontradas diversas irregularidades. Veja quais foram e o que poderá acontecer agora.

O TCU (Tribunal de Contas da União) compartilhou os resultados de uma nova auditoria que identificou muitas irregularidades nas inscrições do Auxílio Brasil em 2022.

Conforme algumas informações, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva deverá fazer alguns bloqueios no programa ainda no começo desse ano. Confira mais detalhes a seguir.

O que significa a nova auditoria?

A auditoria foi realizada por Bruno Dantas, que observou um grande número de irregularidades no Auxílio Brasil. Isso tudo teria acontecido por falta de fiscalização nas inscrições do Cadastro Único, no qual foi autorizado o registro de famílias unipessoais de forma ilegal.

“Foi gerado um forte incentivo a declarações inverídicas sobre composição familiar, fragmentando as famílias em vários pedaços, de maneira que cada fragmento receba os R$ 600,00 mínimos”, disse a auditoria.

“Esse comportamento acaba por gerar distorções ainda maiores, pois enquanto uma família de adultos pode se fragmentar em tantas famílias quanto pessoas forem, constituindo diversas famílias unipessoais, uma família com crianças e adolescentes não têm a mesma capacidade”, completou.

Irregularidades no cadastro do Auxílio Brasil

O governo de transição de Lula já destacava que haveria irregularidades envolvendo o cadastro dos beneficiários no Auxílio Brasil, visto que a maioria das famílias são unipessoais, ou seja, possuem apenas um membro participante da lista de beneficiários.

Conforme algumas informações, entre julho e outubro de 2022, o programa teve aumento de mais de 2 milhões de pessoas, indo de 18,1 milhões para 21,1 milhões. Essa grande adição foi realizada antes das eleições, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscava ser reeleito.

A auditoria do TCU identificou também que houve desmembração de famílias que possuíam mais de um adulto. Dessa forma, elas faziam o CadÚnico separadamente para receber o Auxílio Brasil individualmente.

A falta de atenção do Ministério da Cidadania permitiu que, de forma irregular, esses indivíduos recebessem o benefício.

Como será o Bolsa Família no governo de Lula? 

Por causa dos problemas referentes às famílias unipessoais, o governo deve fazer algumas mudanças. Isso acontecerá porque uma família constituída por uma mãe solo com um ou mais filhos recebe a mesma parcela mensal que essas pessoas que vivem sozinhas.

Por esse motivo, Lula decidiu criar um auxílio de R$ 150 por criança que tenha de 0 a 6 anos cuja família seja beneficiária do programa. Essa novidade deverá ser implementada pelo governo de Lula durante os primeiros 60 dias de 2023.

O presidente está esperando que sejam finalizados os bloqueios dos cadastros irregulares para que essa quantia possa ser paga oficialmente.

Imagem: rafapress / shutterstock.com