Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Onda de demissões do Twitter chega ao Brasil após pressão de Elon Musk

Elon Musk enviou um e-mail em massa para notificar os funcionários do Twitter que eles receberiam um aviso sobre seu status de emprego.

Elon Musk enviou um e-mail em massa, na quinta-feira (3), para notificar os funcionários do Twitter que eles receberiam um aviso sobre seu status de emprego até às 13h do dia seguinte. Por este motivo, eles resolveram entrar com ação coletiva alegando que as demissões infringem a lei trabalhista.

As demissões do Twitter ocorreram após os computadores dos funcionários terem sido bloqueados pela companhia.  Nos e-mails de demissão, os trabalhadores foram comunicados que seus cargos não eram mais necessários para a empresa. 

A rede social contava com mais de 7 mil empregados antes de Musk comprar a plataforma. Em meio às demissões no Brasil, somente o setor de vendas não registrou cortes, diferentemente das outras áreas, com muitas pessoas demitidas.

Demissão em massa do Twitter 

Os rumores sobre as demissões feitas por Elon Musk estavam circulando desde outubro. Além do Brasil, alguns funcionários do Twitter nos EUA também receberam mensagens sobre as novas demissões que seriam realizadas nesta sexta-feira (4).

O e-mail contava com a seguinte mensagem: “Se o seu emprego não for afetado, você receberá uma notificação por meio de seu e-mail do Twitter. Se o seu emprego for afetado, você receberá uma notificação com as próximas etapas por meio de seu e-mail pessoal”.

Além disso, no texto foi informado que os escritórios do Twitter serão fechados temporariamente e o acesso pelo crachá será suspenso. A companhia justificou a ação dizendo que isso foi feito para garantir a segurança dos colaboradores.

Ação movida pelos funcionários

Após Elon Musk comprar o Twitter por US$ 44 bilhões, o movimento de demissões aumentou de forma excessiva. Mesmo com os boatos, muitas pessoas foram surpreendidas pelo modo que receberam a notícia. Por causa disso, os funcionários da empresa resolveram entrar com uma ação indenizatória.

O processo coletivo que foi movido na quinta-feira, alega que o Twitter está descumprindo a Lei Federal de Notificação de Ajuste e Retreinamento do Trabalhador após a demissão dos contratados. Na lei, é exigido que o empregador com mais de 100 funcionários envie um aviso prévio por escrito 60 dias antes de uma demissão em massa.

Imagem: john smith williams/Shutterstock.com