Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Líderes da política internacional parabenizam Lula; confira o que eles disseram

Você sabe o que falaram os líderes internacionais após a vitória de Lula? Confira!

Entre os nomes que destinaram mensagens ao petista estão Joe Biden e Volodymyr Zelensky

Após vencer a disputa presidencial no dia 30 de outubro contra Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi parabenizado por grandes nomes da política internacional.

Foram vários os chefes de Estado que, através de redes sociais e ligações, prestaram apoio ao novo presidente do Brasil – primeiro candidato a assumir a liderança do país pela terceira vez por meio do voto direto.

Entre as autoridades mundiais que destinaram mensagens para Lula estão o presidente da França, Emmanuel Macron, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez. Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, também parabenizaram o petista. 

Confira o que eles disseram

Macron, que falou com Lula por ligação e divulgou um vídeo da conversa nas plataformas digitais,  publicou a seguinte mensagem para o petista no Twitter. 

“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, disse.

Macron pretender unir forças com o novo presidente do Brasil. Fonte: Reprodução/Twitter

Ursula von der Leyen também escreveu para Lula via Twitter. Nele, a presidente da Comissão Europeia disse o seguinte:

“Parabéns, Lula, por sua eleição como Presidente do Brasil. Estou ansiosa para trabalhar com você para enfrentar os desafios globais urgentes, desde a segurança alimentar até o comércio e as mudanças climáticas”, escreveu. 

Ursula von der Leyen diz estar ansiosa para trablhar com o petista. Fonte: Reprodução/Twitter

O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, publicou a seguinte mensagem para Lula na mesma rede:

“Parabéns, Lula, pela vitória nesta eleição na que o Brasil decidiu torcer pelo progresso e a esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas.

Seu sucesso vai ser do povo brasileiro.

#BrasilDaEsperança”.

Mensagem de Pedro Sánchez para Lula. Fonte: Reprodução/Twitter

Já as felicitações do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aconteceram por ligação. Segundo  informações do site Agência Brasil, os dois conversaram sobre a democracia brasileira e a relação entre os dois países. Juntamente com esses temas, no diálogo também houve menção às mudanças climáticas e à migração regional.   

Ademais, o chefe da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, disse para Lula: “Felicito-o pela sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil”.

Outros nomes

Fora esses líderes, muitos outros também destinaram ao novo presidente do Brasil notas com parabéns. Como exemplo temos o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky. O chefe do país que segue em em guerra com a Rússia explanou no Twitter que confia na parceria de longa data que a Ucrânia tem com o petista e que acredita em uma parceria estratégica em prol da democracia.

Post do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky para Lula. Fonte: Reprodução/Twitter

Outro grande nome da política internacional que destinou um texto para Lula foi o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Ele disse no Twitter que espera “com expectativa uma cooperação estreita e confiável com o Brasil – em particular nas questões de comércio e de proteção climática”.

Post do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, para Lula. Fonte: Reprodução/Twitter

Além dele, mais líderes políticos se manifestaram após a vitória de Lula.