Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Open Banking agora permite compartilhamento de dados financeiros

Na última terça-feira (31), a 4ª fase do Open Banking no Brasil chegou a sua última etapa. A partir de agora, será possível o compartilhamento de dados de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência entre bancos, cooperativas e instituições financeiras, caso o cliente autorize.

É provável que você também goste:

Open Finance na declaração do Imposto de Renda vai ajudar contribuintes

Open Banking

A fase 4 do Open Banking foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira etapa teve início em dezembro de 2021, quando as instituições participantes apresentaram a tecnologia que certifica a qualidade e a aderência às especificações do Banco Central ao serviço.

Com uma previsão de cronograma de realização das 4 fases até o fim do ano passado, o Open Banking no Brasil começou no dia 1º de fevereiro de 2021. As três primeiras etapas da iniciativa focaram no compartilhamento de dados bancários dos usuários entre instituições financeiras.

Esta última fase permitirá a ampliação do compartilhamento para que todas as finanças pessoais do cliente, como informações sobre investimentos, seguros, previdência privada, entre outras, tenham mais facilidade para chegar às empresas autorizadas pelo Banco Central.

“São mais opções para compartilhamento de dados, a critério do usuário final. Esse é um novo passo para o empoderamento da população como real dona dos dados, que com isso poderá conseguir melhores ofertas de serviços financeiros e se beneficiar de mais competição entre as instituições”, afirmou Ricardo Taveira, CEO e fundador da Quanto, plataforma de Open Banking.

Novidades

Em 2022, foi estabelecido pelo Banco Central um calendário que possibilitará sentir ainda mais os efeitos da implantação do Open Banking no Brasil.

Entre as novidades que devem ser lançadas ainda este ano está a possível realização de pagamento junto ao Open Banking, que vão além do Pix.

O iniciador de pagamento (ITP), que estava disponível para transferência direta para pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição, passará a funcionar para pagamentos de boletos a partir de 30 de junho. E, em 30 de setembro, para pagamentos com débito em conta.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: atk work / Shutterstock.com