Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Open Finance na declaração do Imposto de Renda vai ajudar contribuintes

Todos os anos, nessa época, muitos brasileiros passam pela dor de cabeça que é o acerto de contas com o Leão. Especialmente pela complicação na hora de preencher as informações. Recentemente, houve uma grande melhora com a declaração pré-preenchida.

Contudo, a Receita Federal proporcionará a declaração do Imposto de Renda ainda mais rápida. A ideia é facilitar ainda mais a vida do cidadão. Pelo menos, essa é a promessa. Entenda como isso pode acontecer com a integração do Open Finance na declaração do Imposto de Renda.

Atualmente, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda facilita o trabalho do contribuinte, pois carrega informações anteriores. Sendo assim, basta conferir o que mudou de um ano para o outro, corrigir as informações e enviar para a Receita Federal. Porém, e se você pudesse compartilhar os dados financeiros das instituições bancárias e financeiras?]

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: confira o calendário da restituição

Entrega de declarações do IRPF 2022 já ultrapassa 22 milhões

Como declarar imóvel e carro no Imposto de Renda

Como o Open Finance na declaração do Imposto de Renda vai facilitar a vida do contribuinte?

O próprio sistema da Receita Federal carregará todos os valores de suas transações, e de maneira inteligente, calcular o imposto devido. Isso incluiria rendimentos e investimentos, bens e direitos e imóveis e veículos. Esse sistema permitiria ainda mais detalhamento nas informações, além de prevenir erros.

Para que isso aconteça, já existe um sistema que possibilita o compartilhamento de dados das instituições financeiras. Enfim, porque não usar o Open Finance, evolução do Open Banking, para ajudar a preencher seu Imposto de Renda?

Especialistas apostam na modernização do sistema

É o que dizem os especialistas. Eles apostam que a integração do Open Finance com a Receita Federal não apenas é muito possível, como também é muito provável.

Essa é a aposta de Rogério Melfi, membro da ABFintechs e do grupo de trabalho de Open Banking no Banco Central. De acordo com a entrevista ao InfoMoney, “é uma realidade que vai chegar. A lógica já existe com a pré-preenchida, e o avanço seria adicionar o compartilhamento de Open Finance. Para o usuário, teria pouca diferença prática“.

Também é a aposta de Ricardo Pandur, gerente sênior de estratégias e negócios da Accenture e especialista em Open Finance. Ele disse na entrevista que “esse compilado de informes é algo plausível. Por ora, seria algo que incluiria apenas o setor banking, devido ao escopo de autorização do Open Banking, mas, no futuro, corretoras e o setor de investimentos poderiam entrar nisso”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ra2 studio / Shutterstock.com