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Open Finance do Nubank ajuda clientes a poupar R$ 6 milhões; saiba como

Descubra como o Open Finance do Nubank gerou uma economia de R$ 6,4 milhões para seus clientes em 10 meses, além de fornecer maior liberdade.

O Open Finance, sistema de compartilhamento de dados do Banco Central, completa na próxima quinta-feira, 1º, três anos desde o seu lançamento oficial para o público. Nesse período, bancos e fintechs brasileiros, incluindo o popular Nubank, utilizaram o sistema para criar diversas funcionalidades que beneficiam seus clientes.

Segundo o Nubank, um sistema de alerta baseado no Open Finance ajudou seus clientes a economizarem mais de R$ 6,4 milhões nos últimos dez meses. Veja mais a seguir.

O Open Finance e a aposta do Nubank

Fachada do Nubank em São Paulo
Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Essa informação veio a público pela general manager de Open Finance no Nubank, Luciana Kairalla, durante um evento que aconteceu nesta terça-feira, 30.

Kairalla destacou que o Open Finance é uma das prioridades do banco digital. Além disso, evidenciou alguns desafios que precisam de superação para aumentar a adesão da população ao compartilhamento de dados.

“Precisamos desenvolver mais a comunicação e a educação para que as pessoas entendam o que é o Open Finance,” comentou Kairalla. Ela também apontou que o sistema tem um potencial gigante e que sua agenda está só no começo.

Os benefícios do sistema para o cliente

O Nubank acredita que o uso do Open Finance resultará em mais competitividade, disponibilidade, acessibilidade e personalização para serviços financeiros. Isso deve proporcionar mais liberdade de escolha para o cliente. Se for bem-sucedido, o sistema ainda tem potencial para gerar mais inovação, inclusão e crescimento econômico.

Atualmente, o Nubank possui o maior número de consentimentos ativos de compartilhamento de dados por clientes, com 13 milhões — 31% do total de consentimentos e equivalente a 11% da base de clientes da fintech.

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Pesquisas realizadas pela empresa apontam que 77% dos clientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as soluções oferecidas a partir desse compartilhamento. Ademais, 47% ficariam “muito desapontados” se elas deixassem de existir.

Casos de uso do Open Finance no Nubank

A fintech tem diversos recursos baseados no Open Finance, como o gerenciamento financeiro de todas as contas pelo aplicativo de um único banco e a capacidade de realizar depósitos usando saldos em outros bancos.

Além disso, o Nubank trabalha com dois sistemas de alerta no Open Finance— um que avisa o cliente quando possui dinheiro parado em alguma conta que poderia ser investido e outro que detecta quando o cliente entrou no cheque especial.

O segundo alerta mencionado permitiu que os clientes da Nubank economizassem R$ 6,4 milhões no pagamento de juros do cheque especial. A saber, o gerenciamento de contas tem atualmente 7,8 milhões de acessos por mês, enquanto o alerta de dinheiro parado já notificou 1,4 milhão de clientes desde o lançamento.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com