Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presidente do INSS faz importante comunicado sobre a concessão de benefícios; confira

Em recente entrevista, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, fez um importante comunicado sobre a concessão de benefícios. Confira!

Recentemente, em entrevista ao portal R7, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, anunciou que a meta é que, até o final deste ano, o tempo para aprovação de aposentadorias, pensões, salário-maternidade e auxílios chegue a 30 dias.

Assim, esse é o resultado de um esforço contínuo para combater a longa fila da Previdência que atualmente acumula cerca de 1,5 milhão de solicitações. Dessa forma, Stefanutto afirmou ao portal R7 que a telemedicina irá ajudar a levar a perícia aos lugares de difícil acesso do país.

Medidas para a concessão de benefícios do INSS mais rápida

Além disso, o presidente do INSS também revelou a previsão de concursos de peritos especialmente destinados a estados com mais dificuldades de fixar profissionais, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas, o que deve contribuir para acelerar a concessão de benefícios. 

Além disso, nos últimos tempos, uma das principais inovações implementadas pelo INSS é o Atestmed, um sistema que permite emissão do atestado por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) diretamente pelos médicos e à distância, eliminando a necessidade de o segurado ir até uma agência da Previdência Social para realizar a perícia médica presencialmente.

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social".
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Como realizar a perícia médica pelo Atesmed

Diante disso, confira o passo a passo para realizar a perícia médica pelo Atesmed, sem a necessidade de se dirigir à uma agência do INSS:

  • Acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  • Selecionar a opção “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)”;
  • Seguir as instruções para preencher todos os dados solicitados;
  • Anexar os documentos necessários, como a identidade e o documento médico;
  • Por fim, confirmar os dados do requerimento e aguardar a análise do INSS.

Assim, é possível acompanhar a evolução do processo por meio do Meu INSS ou pelo Central 135.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com