Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Organização financeira: siga estes 4 passos para o sucesso

Sente dificuldades na organização financeira pessoal? Seguindo estas dicas, sua saúde financeira pode melhorar. Veja a lista.

Muitos acreditam que o ano só começa depois do carnaval e veem o momento como uma oportunidade para a organização financeira. Sem dúvidas, esse é um tópico cada vez mais relevante para os brasileiros, pois muitos lutam para manter o equilíbrio nas suas finanças.

Isso acontece por motivos como a falta de hábitos de gerenciamento e falta de experiência para lidar com o dinheiro. Tendo isso em mente, vamos fornecer 4 dicas valiosas para ajudar você com a organização financeira.

1. Estabeleça objetivos

Lupa em cima de folhas com gráficos representando a organização financeira

Manter um registro dos seus gastos, seja mensal ou quinzenal, é um bom começo. No entanto, apenas controlar suas despesas pode não ser suficiente. Para uma organização financeira eficiente, é importante estabelecer metas financeiras claras.

Além disso, elas precisam estar de acordo com a sua realidade. Tendo um objetivo financeiro em mente, você se sentirá mais incentivado a controlar seu dinheiro e a economizar, permitindo-lhe realizar ajustes necessários para alcançar sua meta.

2. Evite despesas maiores que o necessário

Em uma sociedade cada vez mais consumista, nós somos incentivados o tempo todo a comprar coisas que, por vezes, não precisamos. Como um fomento a isso, ainda vivemos em meio a programação obsoleta, onde os produtos são feitos com uma “data de validade”, te forçando a sempre consumir.

A gestão financeira eficaz exige a disposição para sacrificar algumas coisas, mesmo que seja apenas por um período temporário. É sempre melhor esperar até que sua organização financeira esteja mais estável antes de fazer essas grandes compras.

3. Aposte nas listas de compras

Embora possa parecer algo “antigo”, fazer uma lista de compras, seja num pedaço de papel ou num aplicativo de celular, provou ser um método eficiente para organizar suas finanças pessoais e familiares. Com a ajuda de uma lista, você se torna mais consciente do que realmente é necessário.

Consequentemente, você pode evitar compras por impulso, auxiliando na gestão financeira. Outra vantagem nesse caso é que dependendo do tipo de compra, você já pode adicionar os valores aproximados na lista, para assim, ter uma ideia do custo total.

4. Crie um fundo emergencial

É sempre importante ter um fundo de emergência para cobrir despesas inesperadas, tais como problemas de saúde, perda de um ente querido, gastos inesperados de viagens, entre outros. Especialistas aconselham que esse fundo deve ter pelo menos o valor equivalente a três meses de salário ou, no caso ideal, de um ano e meio.

Veja também:

O que é Insalubridade? Entenda como funciona e como realizar o cálculo

Contudo, a quantia exata que você deve poupar depende da sua renda mensal. O mais importante é começar a reservar alguma parte. Esperamos que essas dicas te ajudem a obter um maior controle sobre suas finais pessoais.

Imagem: EkaterinaNovikova / shutterstock.com