Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

14º salário poderá ser pago em breve; saiba mais

O 14º salário tem sido o sonho de muitos aposentados e pensionistas do INSS, que esperam por essa possibilidade até hoje. Afinal, a promessa já existe há algum tempo, e a demora para sair do papel deixa muitas pessoas impacientes.

O governo segue justificando o atraso, mas agora, depois de muito tempo, pode ser que o 14º salário realmente se torne uma realidade. Então, para saber mais sobre o assunto, confira a seguir.

14º salário: pagamento deve sair ainda em 2022?

Assim, como explicamos, o 14º salário já é uma promessa antiga para beneficiários do INSS. A ideia seria oferecer um abono extra para essa parcela da população, e os projetos de lei deveriam ser tramitados com urgência. Afinal, a “promessa” do pagamento já conta mais de 2 anos em 2022.

Uma das ideias possíveis era realizar o pagamento do 14º salário ainda durante a pandemia. Afinal, muitos idosos aposentados precisavam dos valores durante este período, em especial para consultas e tratamentos de saúde. Ou seja: o benefício seria uma forma de reduzir os impactos financeiros durante a pandemia e a crise financeira global instaurada.

Porém, como isso não foi possível, hoje existem dois projetos de lei no Legislativo em tramitação. Um deles é o Projeto de Lei 3657/20, que está no Senado desde abril de 2022 e aguarda votação. Outro é o Projeto de Lei 4367/2020, que foi aprovado em comissão da Câmara ainda no mês de maio deste ano, mas a votação não possui nenhuma previsão de data.

Por fim, como o contexto político atual do Brasil é de transição, é bem provável que os projetos sobre o 14º salário sejam votados apenas em 2023.

E quem tem direito? Ambos os projetos destinam os valores a cerca de 31 milhões de beneficiários, integrantes da lista de pagamentos do INSS. Isso inclui aposentados, pensionistas e também pessoas que recebem outros auxílios, como doença, reclusão e creche.

Imagem: Vergani Fotografia/shutterstock.com