Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento de R$ 6.220 é LIBERADO pela Caixa; veja se você tem direito

Entenda como funciona esta modalidade de saque da Caixa e quem tem acesso a tal recurso. Saiba mais sobre a iniciativa da Caixa!

A Caixa Econômica Federal disponibilizou na última terça-feira (1) o pagamento de um saque especial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nesta modalidade, os beneficiários têm a possibilidade de resgatar até R$6.220 de seus saldos.

No entanto, a CEF reforçou que esse valor faz parte do saque calamidade, ou seja, o banco disponibilizará esse recurso para moradores de cidades específicas. A empresa destina esse serviço para municípios e populações que foram atingidos por algum tipo de desastre.

A Caixa comunicou que três municípios de Alagoas e dois municípios do Rio Grande do Sul terão acesso a esse recurso. Além disso, é importante entender o processo necessário para solicitar esse montante.

Iniciativa do banco

Conforme comunicado da Caixa, os moradores de Branquinha, Matriz de Camaragibe e Murici, em Alagoas, e as pessoas de Brochier, Campo Bom e Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, terão acesso ao pagamento do saque calamidade a partir desta quarta-feira (2).

De acordo com a nota do banco, para ter acesso a essa modalidade é importante que o cidadão tenha saldo no FGTS, comprove que vive em uma região afetada e que não tenha realizado o saque calamidade nos últimos 12 meses.

Além disso, a Caixa informou que, para os moradores de Brochier, o saque calamidade estará disponível até 25 de setembro, enquanto para quem vive em Campo Bom e Santo Antônio da Patrulha, a data limite é 27 de setembro. Moradores de Branquinha, Matriz de Camaragibe e Murici podem ter acesso até 7 de outubro de 2023.

Como solicitar o saque calamidade

Em suma, o processo para solicitar o saque calamidade na Caixa é simples. Basta que o trabalhador que tem direito ao recurso siga os seguintes passos:

  • Realizar o download e login do aplicativo Meu FGTS;
  • Ir até a opção “Meus Saques”;
  • Selecionar “Outras opções de saques” e clicar em “Calamidade pública”;
  • Indicar qual cidade;
  • Encaminhar documentação, como comprovante de residência e identificação com foto;
  • Selecionar onde deseja receber o valor do saque calamidade.

Por fim, vale destacar que o morador afetado também pode ir até uma agência física da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, após aprovada a solicitação, o banco público leva até cinco dias úteis para encaminhar o valor.

Imagem: rafapress / shutterstock.com