Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento do abono salarial de 2021 deve ser pago em breve, veja quem poderá sacar

O abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2021 deverá ser pago em breve. Confira quem tem direito!

O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), conhecidos pela sigla PIS/Pasep, atuam como contribuições sociais de natureza tributária de pessoas jurídicas. 

O objetivo dos programas é financiar o pagamento do seguro-desemprego, o abono e a participação na receita dos órgãos para trabalhadores privados e públicos. Além disso, o abono salarial referente ao ano-base de 2021 deverá ser pago brevemente.

Abono salarial referente ao ano-base 2021 

Neste ano, o pagamento do PIS/Pasep atrasou. O Governo Federal pagou o benefício referente ao ano-base de 2020, que deveria ter sido pago no ano passado. Sendo assim, o atraso ocorreu porque os recursos foram oferecidos para o BEm (Benefício de Preservação do Emprego e da Renda).

Dessa forma, o abono salarial foi pago apenas neste ano. Entretanto, quem ainda não retirou o valor tem direito de fazer o saque até este mês (12/2022). Por conta disso, o pagamento do ano-base 2021 ficou para o próximo ano. 

O abono salarial terá que passar por mudanças e deve ser pago de janeiro a dezembro de 2023, não mais no mês de julho até 2024, como ocorria antes.

Quem pode receber o PIS/Pasep? 

O PIS atende funcionários de empresas privadas. Para ter direito a receber, é preciso que o trabalhador esteja ciente dos requisitos necessários. São eles: 

  • Possuir cadastro no PIS por, ao menos, cinco anos;
  • Ter recebido até dois salários-mínimos por mês no ano-base;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, ao menos, 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base;
  • Possuir o cadastro atualizado pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Já o Pasep é voltado para os servidores públicos. Dessa forma, para fazer a consulta, os trabalhadores devem possuir o CPF e o número de inscrição no programa, que pode ser encontrado na Carteira de Trabalho

É importante ressaltar que o abono salarial é repassado aos funcionários de uma maneira proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base. Dessa forma, os cidadãos que trabalharam os 12 meses do ano, irão receber o valor integral do salário-mínimo.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com