Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento previsto de até R$ 3.325 para grupo de brasileiros NÃO é realizado; veja o que aconteceu

Pagamento não cai na conta e brasileiros reclamam do governo. Clique aqui para entender o que está acontecendo.

Este mês, vários brasileiros deveriam receber R$ 3.325 do governo. Entretanto, muitos ainda não tiveram acesso a esse pagamento. Assim, o descontentamento das pessoas pode levar a uma onde greves em diversas cidades do país.

De acordo com uma portaria do governo, a partir deste mês, os pagamentos dos trabalhadores da saúde devia levar em consideração o novo Piso Nacional da Enfermagem. A aprovação do piso aconteceu em maio e determina o valor mínimo dos salários de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e parteiras.

Assim, o governo estabeleceu que, em outubro, os profissionais receberiam um novo piso e também o proporcional aos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. Nesse sentido, a União está enviando recursos para estados e municípios para ajudar a pagar os valores atualizados.

Funcionários reclamam de não receberem o pagamento

Apesar da determinação do governo garantir o pagamento do Piso da Enfermagem, profissionais que trabalham para os municípios reclamam que não receberam a atualização dos valores. Esse é o caso dos funcionários das prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, no interior do estado de São Paulo.

Quatro enfermeiros parados, em fila, um atrás do outro
Imagem: Sean Locke Photography / Shutterstock.com

Conforme os relatos dos enfermeiros e afins que atuam nessas cidades, o salário de outubro não apresentou nenhuma mudança em relação aos anteriores. Alguns deles relatam que não receberam nenhuma satisfação do poder municipal e que não sabem quando receberão o Piso.

No município de Santa Bárbara, os profissionais que não receberam o pagamento marcaram uma assembleia para a próxima segunda-feira (09). Eles vão decidir se entrarão em greve ou não por conta do atraso nos repasses.

Veja também:

Antecipação do Bolsa Família de outubro: veja a lista de 55 cidades beneficiadas

O que as prefeituras dizem?

De acordo com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, a cidade já fez o pagamento do piso para os enfermeiros concursados. Nesse caso, o repasse foi do valor proporcional, já que o Piso se refere a uma carga horária de 44 horas semanais e os servidores da cidade trabalham 33 horas por semana.

Em Nova Odessa, a prefeitura reconheceu o atraso no repasse, mas garantiu que está fazendo os estudos necessários para cumprir com o novo piso. 

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com