Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Morre aos 90 anos ex-ministro do STF que marcou a história do Brasil

O Judiciário brasileiro sofre com o falecimento de um dos mais importantes ministros do STF. Saiba mais informações.

Uma notícia triste para o Judiciário brasileiro. Morre, aos 90 anos, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Carlos Moreira Alves. Seu falecimento aconteceu nesta sexta-feira (6).

Moreira Alves foi o responsável por um momento histórico do Brasil. A partir da sua convocação para a Assembleia Constituinte em 1987, houve a origem da Constituição de 1988. Saiba mais informações na sequência.

Moreira Alves morre aos 90 anos

Ex-ministro do STF, Moreira Alves.
Imagem: Divulgação / STF

O ex-ministro do STF estava internado desde o dia 23 de setembro no Hospital DF Star, em Brasília (DF). Sua morte se deu em decorrência de uma falência múltipla de órgãos. Assim, o Salão Branco do STF receberá o seu velório no próximo sábado (7). A assessoria da Suprema Corte ainda vai divulgar as demais informações, como qual será o horário da cerimônia.

Diversos ministros do STF já se manifestaram sobre essa perda. Um deles foi Luís Roberto Barroso, que disse, em nota, que o ex-ministro fora “um dos grandes juristas da história do Brasil e sempre honrou esse Tribunal”.

Além dele, Edson Fachin disse que o exemplo de Moreira Alves será seguido por muitas gerações. Já Alexandre de Moraes o descreveu como um “grande professor, jurista culto e ministro exemplar”.

Saiba mais sobre a carreira do ex-ministro

Natural de Taubaté (SP), formou-se na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, da UFRJ, no ano de 1955. Ademais, foi professor nas principais instituições do país e co-autor de diversas obras nesse campo.

Veja também:

Mastercard levará dois torcedores para final da Libertadores; veja como concorrer

Sua nomeação ao STF aconteceu em 1975, indicado pelo presidente Ernesto Geisel. Anos depois, entre 1985 e 1987, presidiu a Tribunal e, portanto, foi o responsável por convocar a Assembleia que originou a Constituição.

Por fim, aposentou-se da Corte quando atingiu a idade máxima de 70 anos. Logo, isso se deu em 22 de abril de 2003, 3 dias depois do seu aniversário.

Imagem: Divulgação / STF