Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamentos via DOC e TEC deixam de ser realizados a partir de HOJE (15)

A partir de hoje (15), dê adeus aos pagamentos via DOC e TEC! Leia mais, conheça as mudanças financeiras e adapte-se.

Os tradicionais Documento de Ordem de Crédito (DOC) e Transferência Especial de Crédito (TEC) serão desativados a partir das 22h do dia 15 de janeiro de 2023. As transações podem ser pré-agendadas até 29 de fevereiro, data oficial para o encerramento de todas as operações pelos bancos para pessoas físicas e jurídicas.

Essa mudança era esperada há algum tempo, pois os bancos Itaú e Santander já haviam desativado esses serviços em setembro de 2023. O DOC, criado pelo Banco Central (BC) em 1985, tem perdido popularidade por conta da existência de métodos mais eficientes e econômicos de transferência, como o Pix.

DOC e TEC perdem terreno para Pix

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, explica que a extinção do DOC e TEC se deve à queda na preferência dessas modalidades pelos brasileiros. Segundo ele, tanto a TEC quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, e a utilização desses serviços vem decrescendo de forma contínua nos últimos anos.

Imagem de mulher mexendo em aplicativo de banco, em frente a caixa eletrônico. DOC e TEC
Imagem: tommaso79 / shutterstock.com

Faria acrescenta que os clientes têm dado preferência ao Pix, devido à gratuidade, à instantaneidade e ao valor transacionado possível.

O fim de uma era

Assim, segundo um levantamento baseado em dados do BC realizado pela Febraban, o DOC representou apenas 18,3 milhões das 37 bilhões de operações realizadas no primeiro semestre de 2023. Ou seja, apenas 0,05% do total.

Veja também: Veja quanto você deve investir por mês para se aposentar com o teto do INSS

Enquanto isso, o Pix, com apenas três anos de operação, foi a ferramenta preferida dos brasileiros, alcançando impressionantes 17,6 bilhões de transações. De fato, apenas em um dia (6 de setembro de 2023), o Pix contabilizou um recorde de 152,7 milhões de transferências. Número quase dez vezes as operações de DOC de um semestre inteiro.

Dessa forma, com estas estatísticas, fica claro que os brasileiros têm optado pela agilidade e comodidade do Pix frente às tradicionais formas de transferência. Este é mais um marco na digitalização e modernização do sistema financeiro brasileiro.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com