PagBank e Agibank anunciam primeira transferência via Drex
Confira os primeiros resultados de transferência via Drex do PagBank e Agibank, e como a moeda digital pode mudar os serviços financeiros.
PagBank e Agibank conquistaram um marco significativo na transformação digital ao realizar a primeira transferência interbancária via Drex. Estamos falando de uma moeda digital que vai representar a moeda oficial do Brasil, o Real, sendo notável por ser totalmente digital.
Assim, o teste pioneiro envolveu a criação de carteiras, depósitos de ativos e transferências entre instituições, inaugurando uma nova era nas transações financeiras interbancárias. Dessa forma, neste artigo, exploraremos os detalhes dessa conquista e como o Drex pode moldar o futuro dos serviços financeiros no Brasil. Por isso, continue lendo!
Confira os resultados da primeira transferência via Drex do PagBank e Agibank

Segundo Cesar Leite, CTO do PagBank, mesmo no contexto de um piloto, a transação atendeu aos parâmetros estabelecidos em milissegundos.
“Avaliamos positivamente o progresso dos testes, reconhecendo sua importância fundamental na validação dos requisitos tecnológicos e de segurança para a efetiva implementação do Drex”, afirmou o executivo.
Ainda, o PagBank e o Agibank fazem parte do consórcio da ABBC (Associação Brasileira de Bancos Comerciais), um dos consórcios principais no piloto do Drex. Assim, o grupo foi selecionado entre os 16 participantes iniciais.
Veja também:
Auxílio de R$ 1.320 para jovens brasileiros irem pra escola é CONFIRMADO; saiba mais
Nesse sentido, as instituições financeiras escolhidas no projeto aproveitarão o piloto para validar casos de uso baseados no Drex, alinhando-se às estratégias de negócio e agregando valor aos clientes.
Drex vai permitir novos serviços financeiros?
À medida que o Drex se estabelece, abre-se um horizonte para novos serviços e produtos financeiros. Isso porque, a plataforma integrada ao conceito de Open Finance, promete oferecer soluções mais acessíveis e eficientes.
Com a tokenização, ativos digitais e as moedas digitais de bancos centrais, como o real digital, a interseção dessas tecnologias moldará uma experiência financeira mais integrada. Desse modo, a promessa de integrar diferentes serviços, desde financiamentos até pagamentos, sinaliza uma era de eficiência e praticidade para os usuários.
Imagem: rafapress / shutterstock.com