Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Surpresa no 13º salário vai fazer a alegria de muitos brasileiros: saiba se você é um deles

Trabalhadores podem ter uma surpresa no 13º salário deste ano. Saiba qual é a mudança e o que pode acontecer.

O prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário é até o dia 30 de novembro. Entretanto, este ano, os trabalhadores podem ter uma surpresa em relação a esse bônus. Isso porque um entendimento da Justiça mudou a forma como o cálculo desse pagamento é feito.  

Para calcular o valor do 13º, a conta era a seguinte: (valor do salário / 12) x quantidade de meses que o funcionário trabalhou no ano. Assim, quando o trabalhador atua o ano inteiro ele recebe o valor cheio do seu salário como 13º. 

Entretanto, a surpresa envolve as horas extras que os funcionários fizeram durante o ano. De acordo com entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o valor das horas extras também deve fazer parte do cálculo do pagamento extra de final de ano.  

Surpresa no 13º salário pode aumentar valor do pagamento 

Com esse novo entendimento, muitas pessoas podem ter uma boa surpresa na hora de conferir o 13º salário, já que há a possibilidade de encontrarem um valor maior do que esperam. Isso justamente porque as horas extras podem elevar o valor do pagamento.  

Veja também:

PagBank e Agibank anunciam primeira transferência via Drex

Dessa forma, a conta que as empresas devem fazer este ano é a seguinte: remuneração anual / 12. Nesse caso, a remuneração anual engloba os salários, horas extras, adicionais noturnos e outros benefícios que compõem o pagamento do funcionário.

Imagem: Orlando Neto / Shutterstock.com

Prazos para o pagamento 

Os trabalhadores poderão encontrar a surpresa do 13º salário quando receberem o seu dinheiro. Conforme a legislação trabalhista, os empregadores têm um prazo para fazer o pagamento extra dos seus funcionários.  

Para quem vai parcelar, a primeira parte vence no dia 30 de novembro e corresponde a 50% do pagamento. Já a segunda vence no dia 20 de dezembro e será a outra metade, menos os encargos (INSS e FGTS). Quem optar por fazer o repasse em uma parcela deve pagar até o dia 20 de dezembro. 

Imagem: Orlando Neto / Shutterstock.com