Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Parceira da Shein entre em recuperação judicial; saiba mais

Coteminas, parceira da Shein, entra em recuperação judicial para reestruturar dívidas e evitar falência. Entenda os impactos da ação

Nesta quarta-feira (8), a Coteminas, gigante têxtil brasileira e parceira da varejista chinesa Shein, entrou com pedido de recuperação judicial na 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte. Assim, a medida visa reestruturar as dívidas da empresa e evitar sua falência, permitindo a continuidade das operações.

Portanto, a recuperação judicial permite que a Coteminas negocie seus débitos com credores sob a supervisão da Justiça. Dessa forma, a empresa terá um prazo para apresentar um plano de recuperação viável, que deve incluir medidas para reduzir custos, aumentar a receita e reestruturar as dívidas. Veja mais detalhes!

Recuperação judicial da Coteminas

No documento emitido, a Coteminas não especifica detalhes cruciais como o local de protocolo do pedido ou a identidade do magistrado responsável pela decisão. Além disso, a empresa também optou por não divulgar o montante total das dívidas envolvidas no processo de renegociação judicial. 

No entanto, sabe-se que o pedido de recuperação judicial ocorre em um contexto de diversas dificuldades financeiras, incluindo atrasos salariais e ações judiciais.

A decisão do juiz, conforme exposto pela empresa, implica a suspensão de todas as ações e execuções contra a Coteminas e suas afiliadas, citando especificamente a Ammo Varejo, que administra importantes marcas como Santista, Artex e Mmartan. O alcance dessa decisão abarca ainda outras empresas do grupo, como a Santanense e a Springs Global.

Imagem de um martelo de juiz com diversos livros ao lado, na parte superior está escrito "Recuperação judicial"
Imagem: Zolnierek / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Acordo com a Shein 

O acordo firmado com a Shein não só prevê a produção nacionalizada pela empresa asiática, mas também incluiu um empréstimo significativo para a Santanense, parte do grupo Coteminas focada em tecidos para uniformes. 

Assim, esse movimento ocorreu paralelamente a decisões governamentais, como o recuo na mudança de isenção para presentes importados anunciado por Fernando Haddad (PT), Ministro da Fazenda.

Veja também:

Desenrola Pequenos Negócios: a nova aliada dos empreendedores chega na próxima semana

Enfim, o futuro da Coteminas dependerá do sucesso do plano de recuperação judicial. Se a empresa conseguir reestruturar suas dívidas e reduzir custos, ela poderá voltar a ser lucrativa e retomar seu crescimento. No entanto, se a empresa não conseguir se reestruturar, ela poderá entrar em falência.

Imagem: Zolnierek / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital