Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Passagem aérea pressiona alta, mas gasolina cai; veja os impactos sobre os preços ao consumidor

Dados do IPC mostram estabilidade em relação ao mês anterior, sob influência da inflação de determinados itens. Confira!

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) se manteve estável em outubro, com variação de 0,27%. Apesar da estabilidade, é importante destacar o comportamento de determinados itens, como as passagens aéreas, que registraram avanço de 19,70% e da gasolina, que registrou queda de 0,91% após meses de alta. 

Vale lembrar que o IPC é um dos componentes do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que, por sua vez, apresentou aumento de 0,50% no mês de outubro. Os dados são divulgados pelo FGV Ibre. 

Além disso, outros dois indicadores integram o IGP-M: Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Cada um com categorias de diferentes setores da economia

Inflação ao consumidor em outubro

Desse modo, de volta ao IPC, dos oito grupos que compõem o indicador, cinco apresentaram alta, dois registraram queda e um permaneceu estável na comparação mensal. Sendo assim, veja o cenário referente ao último mês de outubro. 

  • Educação, Leitura e Recreação: de -0,10% para 2,99%;
  • Saúde e Cuidados Pessoais: de -0,11% para 0,21%;
  • Alimentação: de -0,60% para -0,39%;
  • Vestuário: de -0,08% para 0,15%;
  • Despesas Diversas: de -0,04% para 0,06%;
  • Transportes: de 1,75% para -0,12%;
  • Habitação: de 0,41% para 0,19%;
  • Comunicação: 0,07%. 
Cubos de madeira apoiados em superfície com setas verde e vermelha em sentido contrário. Ao lado, outro cubo com sinal de % e uma mão segurando outro cubo escrito 2023.
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

Passagem aérea em alta, gasolina em queda 

Dentre os destaques entre os grupos, a gasolina e as passagens aéreas se destacam, como citado anteriormente. O combustível do lado dos impactos negativos para o resultado do IPC e as passagens para a influência positiva do indicador. 

Assim, no mês de agosto, a variação das passagens era de -1,29% e agora chegou a 19,70%. Já a da gasolina era de 5,01% e agora caiu para -0,91%. Já tem alguns meses que os dois itens atuam de forma determinante para o índice. Do lado das passagens aéreas, outros itens que apresentaram as maiores influências positivas foram: plano e seguro de saúde (+0,63%), condomínio residencial (+0,68%) e automóvel novo (0,61%). 

Veja também:

Influencer lança cartão que dá 15% de cashback durante a Black Friday

Em contrapartida, no mesmo sentido que a gasolina estão: leite longa vida (-4,48%), ovos (-4,51%) e batata inglesa (-5,40%).

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com