Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Passagens de ônibus agora podem ser pagas com cartão de crédito ou débito; veja

Passageiros do transporte público poderão usar cartões de crédito ou débito por aproximação para efetuar o pagamento. Saiba mais!

Segundo informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), as passagens de ônibus do Distrito Federal poderão ser pagas com cartões de crédito ou débito por aproximação. Além disso, a recarga dos passes de transporte poderão ser realizadas com o uso de cartão de débito ou Pix

Conforme aponta o órgão, as medidas têm como objetivo facilitar os pagamentos, reduzir a circulação de dinheiro em espécie dentro dos ônibus e, assim, ampliar a segurança dos usuários. As novidades devem ser implementadas em até 90 dias.

Isso porque as empresas de transporte público do DF deverão implementar novos equipamentos nos ônibus para que as mudanças possam ser viabilizadas. O processo é semelhante ao que passou a ser usado no metrô em 2022. 

Alerta para o pagamento das passagens 

Como os pagamentos poderão ser efetuados por aproximação, a Semob faz um alerta aos usuários. Na hora de passar o cartão, caso o Vale-Transporte e o cartão de uso pessoal estejam juntos, a cobrança pode ser realizada nos dois. Por isso, é importante evitar esse tipo de prática.

Além disso, a secretaria acrescenta que não será possível fazer a integração com cartões bancários. As novidades são válidas apenas para as pessoas que usam o Vale-Transporte. 

Pagamento das passagens de metrô 

Como citado anteriormente, as passagens de metrô do Distrito Federal podem ser pagas diretamente com cartões de débito e crédito, igual ao novo sistema a ser implementado nos ônibus. A medida foi anunciada em setembro do ano passado. 

Desde então, a população tem o pagamento facilitado nas 27 estações de metrô do DF. Além de cartões físicos, a tecnologia também reconhece os pagamentos via celular, pulseiras de pagamentos ou smartwatches. 

Nesses casos, para maior segurança dos passageiros, o mesmo cartão só pode ser passado uma vez a cada cinco minutos, desde que as transações anteriores sejam aprovadas.

Imagem: Joa Souza/shutterstock