Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Patrão deixa empresa de herança para seus funcionários; confira

Os funcionários deste ícone do empreendedorismo americano herdaram a empresa; entenda como isso aconteceu.

Já pensou em herdar uma empresa do seu patrão? Isso aconteceu com os funcionários de Bob Moore. Conhecido por construir um império a partir de sua empresa de alimentos naturais, a Bob’s Red Mill, Moore deixou um legado que vai além do sucesso comercial.

Antes de falecer no dia 10 de fevereiro, aos 94 anos, Moore, reconhecido como um ícone do empreendedorismo americano, realizou um ato que transcende seu compromisso com os funcionários ao decidir deixar o empreendimento como herança; entenda a seguir como ele fez isso!

Dono deixa a empresa como herança para os funcionários

Foto do empresário Bob Moore de boina, sorrindo

Em 2010, Moore estabeleceu o Plano de Propriedade de Ações para Funcionários (ESOP, na sigla em inglês), impulsionado pelo notável sucesso de sua empresa. Esse plano pioneiro tinha como objetivo compartilhar o sucesso da empresa diretamente com seus colaboradores.

A herança foi formalizada, com uma concessão de ações, transformando 100 funcionários em acionistas. Nesse caso, houve uma estratégia de participação tanto nos lucros quanto no crescimento do negócio.

Fim da exclusividade da alta gerência

A crença fundamental de Moore era de que o sucesso empresarial não deveria ser exclusividade da alta gerência, mas sim uma conquista compartilhada por todos os que contribuem para o crescimento da empresa.

Nesse sentido, antes mesmo da implementação do ESOP, ele já distribuía uma parte dos lucros entre os funcionários, e estabeleu uma cultura de inclusão e participação.

Funcionários se tornam detentores das ações da Bob’s Red Mill

Com o falecimento de Moore, mais de 700 funcionários assumem agora a responsabilidade de preservar seu legado e os valores fundamentais da empresa. Tornando-se detentores das ações da Bob’s Red Mill, esses colaboradores garantem que a visão de sucesso compartilhado de Moore permaneça.

Veja também:

Justiça condena Uber a pagar indenização a passageiro por atraso em viagem

Sem dúvida, o legado de Bob Moore transcende os limites do empreendedorismo para abraçar uma visão de negócios centrada na inclusão e no reconhecimento do trabalho de todos os colaboradores. Por fim, seu modelo de liderança generosa e inovadora foi um ato de revolução ao determinar a herança.

Imagem: Reprodução / Instagram