Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pegar empréstimo pode BLOQUEAR o Bolsa Família?

Saiba mais sobre as implicações de pegar um empréstimo enquanto recebe o Bolsa Família e como isso pode afetar seu benefício!

Recentemente, houve o anúncio, por meio do Governo Federal, de uma inovadora linha de crédito destinada a beneficiários do Bolsa Família. Trata-se daqueles que estão interessados em empreender ou que já possuem negócios próprios.

Porém, esta iniciativa gerou diversos questionamentos sobre as implicações de tal empréstimo no recebimento contínuo dos benefícios deste programa social. Continue a leitura para mais informações!

Como funciona o novo crédito para empreendedores do Bolsa Família?

Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site para verificar aumento do Bolsa Família.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

A nova linha de crédito é parte de uma estratégia maior do governo para incentivar a independência financeira dos beneficiários, sem prejudicar a estabilidade econômica imediata dos mesmos.

Assim, o objetivo é permitir que esses beneficiários possam iniciar ou ampliar seus negócios enquanto continuam a receber o suporte financeiro do Bolsa Família.

Haverá o bloqueio do benefício ao obter o empréstimo?

Não, os empréstimos concedidos através desta nova política não levarão ao bloqueio imediato ou ao cancelamento do Bolsa Família.

Portanto, o crédito é projetado para fomentar o empreendedorismo entre os mais vulneráveis, oferecendo uma rede de segurança enquanto o negócio ganha espaço e amadurece no mercado. Entre seus principais benefícios, estão:

  • Taxas de juros reduzidas compatíveis com as necessidades de novos empreendedores;
  • Condições de pagamento ajustadas que incluem períodos de carência; e
  • Capacitação empresarial e assistência técnica para garantir o sucesso do negócio.

Saiba mais sobre a linha de crédito

O oferecimento de crédito aos empreendedores que recebem Bolsa Família se dá por meio do programa Acredita. Os valores dos empréstimos podem variar consideravelmente, com o limite máximo atingindo R$ 21 mil, enquanto a média fica em torno de R$ 6 mil.

Veja também:

Segurados do INSS já podem pedir análise documental pela central 135; saiba mais

Essa flexibilidade permite que os valores se adaptem às necessidades específicas e capacidades de cada negócio, garantindo uma abordagem personalizada e adequada a cada empreendimento. Por fim, o programa Acredita está previsto para começar em julho.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com