Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pensando em viajar? Cuidado com estes golpes

O fim de ano é a época perfeita para organizar uma viagem, mas nesse período ocorrem golpes comuns que você deve evitar. Saiba quais são!

O fim de ano chegou, e muita gente aproveita o período para tirar as tão merecidas férias. O problema é que, em geral, esse tipo de viagem acaba deixando as pessoas mais descontraídas e, muitas vezes, mais vulneráveis a golpes diversos.

Pensando nisso, a Serasa criou uma lista com alguns dos golpes mais comuns durante as viagens de férias, para que você saiba como se proteger desse tipo de situação. Ficou com curiosidade de saber mais?

Então, confira a seguir tudo sobre os principais golpes realizados durante o período de férias e esteja mais do que preparado para lidar com eles.

Serasa lista golpes comuns em viagens de férias e mostra como evitá-los

O primeiro golpe bastante comum é o chamado golpe do táxi. Isso acontece quando o taxista percebe que você é turista e tenta aplicar golpes, como taxímetro adulterado, troco errado e até mesmo o repasse de notas falsas. Para evitar esse problema, a dica é fazer o pagamento e acertar o valor da viagem com antecedência.

O segundo tipo de golpe é o “golpe da generosidade“. Nesse caso, um residente local muito simpático pode oferecer ajuda para carregar as suas malas. Contudo, depois do auxílio, a pessoa em questão exige um pagamento em dinheiro ou qualquer tipo de compensação. O ideal é não aceitar ajuda de pessoas estranhas, agradecendo, mas sendo firme em sua negativa.

O terceiro tipo de fraude são os golpes do falso fotógrafo. Isso porque pessoas que viajam sozinhas ou em casal podem pedir ajuda para tirar uma foto, mas pode ser que a pessoa em questão esteja mal-intencionada e acabe furtando seu celular ou câmera. O ideal é evitar essa situação com o uso de um tripé ou bastão de selfie.

Cuidado com fraudes em prestadoras de serviço

Por fim, a Serasa chama atenção aos golpes do aluguel de transporte. Ele também acontece no caso de pessoas mal-intencionadas, quando você aluga um veículo na cidade.

Quando decide devolvê-lo, o prestador de serviços passa a cobrar por arranhões e defeitos que já existiam no carro, o que pode significar um grande prejuízo para você, como turista.

O que fazer para evitar? Basicamente, sempre pesquisar a credibilidade de empresas antes de contratar qualquer serviço. E, em caso de contratos, ler com muita atenção o que você assinar.

Fazendo isso e estando atento, você poderá ter uma viagem muito mais tranquila. E, claro, curtir suas férias como você merece, sem golpes.

Imagem: Prostock-studio/shutterstock.com