Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pensão por morte do INSS passa por grande mudança; confira

Os brasileiros que têm direito a receber a pensão por morte concedida pelo INSS devem ficar atentos a essa novidade. Saiba mais!

A pensão por morte concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por uma mudança significativa. Em determinados casos, o benefício foi liberado de forma automática para os brasileiros. Assim, o processo se tornou mais ágil e o tempo de espera foi reduzido. 

Isso é possível em decorrência do cruzamento de dados realizado pela autarquia. Dessa forma, para a análise, são consideradas informações que já constam nos sistemas e aquelas que foram fornecidas pelo cidadão na hora da solicitação. 

O pedido de pensão por morte do INSS pode ser efetuado pela plataforma Meu INSS. Como se trata de um meio digital, os brasileiros não precisam sair de casa para começar a acessar o benefício e todo o procedimento pode ser visualizado digitalmente. 

Pensão por morte do INSS: como solicitar?

Para solicitar a pensão por morte do INSS, veja o passo a passo:

  • Acesse o Meu INSS via web ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS);
  • Toque em “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do benefício;
  • Na lista, clique em “Pensão por morte”;
  • Confira o texto que aparece na tela e siga as próximas instruções.

Na última semana, após 10 dias para análise, o INSS decidiu conceder o benefício para duas pessoas. O procedimento foi realizado de forma automática pela autarquia. 

Documentação para obter o benefício

Assim como qualquer outro benefício, a concessão da pensão por morte exige a apresentação de alguns documentos como o CPF da pessoa falecida e dos dependentes. Se o requisitante for procurador ou representante legal é preciso:

  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
  • Documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.

Em alguns casos, é possível que sejam solicitados os seguintes documentos adicionais:

  • Documentos para comprovar o tempo de contribuição;
  • Documentos para comprovar os (as) dependentes.

O processo de análise também pode ser acompanhado pela plataforma, na área “Consultar Pedidos”. A partir disso, o cidadão consegue visualizar em detalhes a apuração realizada pelo INSS.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com