Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pente-fino do INSS já começou; confira quem pode ser afetado

Veja quem terá o benefício do INSS reavaliado e confira o que fazer caso seja convocado pela instituição para não perder o seu benefício

No mês de novembro, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltou com a avaliação dos benefícios de alguns segurados para verificar se eles ainda estão elegíveis. O chamado “pente-fino” do INSS abrange os trabalhadores incluídos no programa de RP (Reabilitação Profissional). 

O programa ajuda os profissionais que foram afastados das suas atividades a se adaptarem novamente a sua função ou a novas categorias de serviço. Alguns cidadãos que participam da iniciativa terão que comprovar que continuam tendo direito aos benefícios oferecidos pelo INSS. 

Quem terá o benefício do INSS reavaliado? 

Dentre 150 mil segurados do programa de Reabilitação Profissional, aproximadamente 45 mil podem ser convocados para uma nova análise. A verificação foi determinada a partir da Portaria 1.514, que foi publicada no 1° dia de novembro deste ano, através do DOU (Diário Oficial da União).

Trabalhadores que recebem auxílios por incapacidade temporária ou até mesmo permanente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez também poderão ser convocados. 

De acordo com o texto oficial, o pente-fino do INSS é voltado para aqueles que não comprovaram que ainda permanecem elegíveis para os benefícios há mais de um ano.

Fui convocado, o que devo fazer? 

Até o momento, o INSS não informou de que maneira serão realizadas as convocações. Dessa forma, os segurados do instituto devem ficar atentos às mensagens enviadas através dos Correios ou e-mail. Assim que o cidadão receber a notificação, ele deverá agendar a perícia médica e comparecer à unidade escolhida na data correta. 

Para marcar de fazer o procedimento do pente-fino, basta seguir os passos a seguir: 

  1. Entre no portal Meu INSS;
  2. Realize o seu login com CPF e senha cadastrados, caso não tenha cadastro, crie uma conta nova;
  3. Na tela inicial, selecione a opção “Agendar Perícia”;
  4. Toque em “Perícia de Prorrogação”;
  5. Siga as orientações exibidas na tela;
  6. Para concluir o pedido, informe os dados solicitados. 

É importante ressaltar que pessoas que foram convocadas para fazer a reanálise do INSS e não compareceram ao exame médico no prazo estabelecido poderão ter o benefício bloqueado. 

Imagem: fizkes/shutterstock.com