Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pequenas empresas se destacam na criação de empregos em 2023

Descubra como as Micro e Pequenas Empresas dominaram a geração de empregos no Brasil em 2023, proporcionando 80% das novas vagas.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelou que as micro e pequenas empresas (MPE) geraram o equivalente a 80,1% dos novos empregos no Brasil em 2023.

Sendo assim, isto equivale a oito em cada dez vagas. De acordo com o estudo, as pequenas empresas foram responsáveis por 1,18 milhão de novos empregos, em um saldo acumulado de 1,48 milhão em 2023.

As médias e grandes empresas (MGE), por sua vez, geraram 209,99 mil vagas. Logo, representando 14,2% do total. Desse modo, o setor de serviços destacou-se, proporcionando 631 mil novas vagas nas micro e pequenas empresas, enquanto nas médias e grandes, o saldo foi de 181,87 mil.

Pequenas empresas geram empregos

PGFN prorroga prazos até outubro e oferece até 65% de desconto!
Imagem: DavigGyung / Shutterstock.com

Em dezembro de 2023, o número de demissões superou o de contratações, resultando em um saldo negativo de 430 mil vagas. Micro e pequenas empresas fecharam 178 mil postos, enquanto médias e grandes perderam 195 mil.

“Comparando o saldo negativo do último mês de dezembro com o saldo de dezembro de 2022, constatamos que houve uma redução no número de empregos encerrados”, explicou o Sebrae.

Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, com 69 mil contratações, construção de edifícios, com um saldo de 58,1 mil vagas, foram os segmentos que mais contrataram em 2023. Ademais, comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados – com 47,9 mil vagas.

Geração de empregos em dezembro

Para o último mês do ano, comércio varejista de mercadorias em geral, com 7,6 mil vagas, e atividade de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 4,8 mil empregos foram os segmentos que mais contribuíram para a geração de empregos.

Veja também:

Pedidos de recuperação judicial aumentaram quase 70% em 2023

Além disso, hotéis e similares, com 3,6 mil novas vagas. Segundo o Sebrae, este é o terceiro ano consecutivo que as micro e pequenas empresas lideram a geração de empregos no Brasil.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com