Pesquisa aponta que consumo em supermercados aumentou 16% em 2023
O consumo em supermercados brasileiros registrou alta no último ano, após redução no preço dos alimentos. Saiba mais!
O ano de 2023 trouxe boas notícias para o setor de alimentação, com aumento no faturamento de supermercados e restaurantes. De acordo com o ICS (Índice de Consumo em Supermercados), calculado pela Alelo em parceria com a Fipe, foi registrado um crescimento de 16% no setor supermercadista.
Por outro lado, no mesmo período, os restaurantes também apresentaram um volume de vendas mais robusto, com uma alta de 3,7% no faturamento.
Sendo assim, apesar de um ano desafiador, o setor de alimentação conseguiu apresentar resultados positivos em 2023, surpreendendo o mercado. Seja na área de consumo em supermercados ou no setor de restaurantes, a tendência é de crescimento, o que reflete uma maior confiança do consumidor. As informações são do Poder360.
Consumo em supermercados
Apesar de uma queda no número e no valor das transações efetuadas em dezembro de 2023, o consumo em supermercados registrou um aumento considerável em seu faturamento. No comparativo com o mesmo mês de 2022, os estabelecimentos tiveram um crescimento de 10,3% no número de transações e de 16,2% no valor transacionado. Durante todo o ano de 2023, o volume de vendas foi 8,8% superior ao ano anterior.
Ademais, o crescimento das transações em supermercados abrangeu todas as regiões brasileiras. Destaque para o Sul, que teve um crescimento de 19,4% e o Nordeste, fechando com alta de 16,9%.
Alimentação para consumo domiciliar X setor de restaurantes
Diante dessa realidade, dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que os preços da alimentação no domicílio registraram alta de 1,3% em dezembro de 2023. Ao longo do ano, houve uma retração de 0,5%.
O setor de restaurantes, apesar de registrar queda de 5,8% no número de transações, comparado com dezembro de 2022, viu um incremento de 0,4% no valor das vendas. Isto foi impulsionado pelo aumento de 6,6% no valor médio por transação. Ao longo do ano, o faturamento dos restaurantes teve um aumento de 3,7%, apesar da queda de 2,1% no volume de vendas.
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