Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Programa Adolescente Aprendiz da CAIXA: veja os benefícios e como participar

O Programa Adolescente Aprendiz da Caixa é uma das iniciativas do banco público com foco em jovens no mercado de trabalho. Confira!

Em busca de oferecer oportunidades para os jovens, a Caixa Econômica Federal oferece o Programa Jovem Aprendiz 2024. Com milhares de vagas disponíveis, o programa busca proporcionar formação profissional e facilitar a entrada desse público no mercado de trabalho.

Lançado há mais de uma década, a iniciativa tem como finalidade oferecer aos jovens a chance de adentrar ao mercado de trabalho através de um programa de ensino que une teoria e prática. Estando entre um dos programas mais bem-sucedidos do país, o Jovem Aprendiz da Caixa tem contribuído para a formação e capacitação de muitos jovens em todo Brasil.

Além disso, ao final do contrato, existe a possibilidade de efetivação do aprendiz como funcionário CLT, considerando seu desempenho e as necessidades do banco. A Caixa disponibiliza a opção de efetivar o aprendiz, transformando a experiência de aprendizado em um emprego regular após a conclusão do período de aprendizagem. 

Quais são as atividades de um Aprendiz da Caixa?

O programa inclui o desempenho de várias funções, como suporte a funcionários em suas tarefas diárias, atendimento a clientes, direcionamento dos serviços em uma agência, assistência na organização de documentos e participação em treinamentos para desenvolvimento profissional. 

Veja também: Bicicleta no carro pode dar multas de até R$ 488,70; saiba como evitar

Nesse sentido, a jornada de trabalho consiste em 20 horas semanais, sendo reservado um dia para estudo na entidade conveniada.

Ademais, para o aprendiz selecionado, a lei garante um contrato de até dois anos, durante o qual desfrutarão de uma série de benefícios. São eles: remuneração mensal de R$ 954,00, auxílio-alimentação, vale-transporte, férias remuneradas e FGTS equivalente a 2% do salário.

Fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

Inscrições e Processo Seletivo do programa da Caixa

Para se inscrever, o candidato precisa ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio. Dependendo das vagas e do período, estudantes de escolas públicas podem obter prioridade durante o processo seletivo. 

Nesse sentido, as inscrições podem ser realizadas no website oficial da Caixa Econômica Federal ou por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com