Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pesquisa aponta que Open Finance ainda é desconhecido pelos brasileiros

Uma pesquisa revelou que o Open Finance ainda é pouco conhecido pelos brasileiros; saiba mais sobre o sistema do Banco Central

Você já ouvir falar do Open Finance? O sistema desenvolvido pelo Banco Central do Brasil está completando dois anos de funcionamento, mas brasileiros ainda o desconhecem. Foi o que constatou uma pesquisa promovida pela fintech Provu.

Segundo os dados divulgados, dentre as 2,6 mil pessoas entrevistadas, ao menos 28% nunca ouviram falar sobre o Open Finance. O CEO da Provu, Marcelo Ramalho, afirmou que “o novo sistema está inovando e otimizando os custos operacionais das instituições financeiras”.

Ele acredita que tendo os dados partilhados entre si é possível que os bancos diminuam tarifas e aumentem as vantagens para os consumidores e para as empresas do ramo.

Afinal, o que é o Open Finance?

O Open Finance é o Sistema Financeiro Aberto do Banco Central. A iniciativa permite o compartilhamento de informações entre instituições bancárias diversas. É como se o consumidor pudesse usar os dados relativos a uma conta em uma banco específico para realizar operações em outro.

Apesar de parecer confuso, o Open Finance basicamente reúne entidades do Brasil inteiro que fazem parte do programa para trocarem dados entre si. Tudo isso, é claro, diante da permissão explícita do usuário.

Como vantagens, os utilizadores podem otimizar sua vida financeira em um mesmo lugar, sem necessidade, por exemplo, de trocar de aplicativo cada vez que quiser mexer ou interagir com uma conta específica. Dentre os dados passíveis de serem compartilhados, estão o nome completo, o CPF e o endereço.

Segurança dos dados

Por ainda ser um serviço novo, chegado ao mercado a relativamente há pouco tempo, podem surgir dúvidas quanto à segurança dos dados compartilhados. Entretanto, o Banco Central garante que o processo é inteiramente criptografado.

A troca de informações via Open Finance é protegida pela Lei do Sigilo Bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além do monitoramento do BC, as intituições participantes também fica com a responsabilidade de gerir os dados dos usuários de maneira segura.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com