Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pesquisa revela quais são os carros MAIS ROUBADOS neste estado em 2023

Levantamento de órgão estadual revela uma realidade preocupante. Descubra quais são os veículos mais visados nesse estado brasileiro!

Desde a crise financeira até o desemprego: são essas as principais justificativas para a grande quantidade de furtos e roubos de carros no Brasil. No entanto, o fato é que, um comparativo entre os quatro meses iniciais de 2023 e o mesmo período no ano passado apresenta dados alarmantes.

Conforme sugerem os dados da consultora B4 Risk, as ocorrências aumentaram em um importante estado brasileiro. O estudo da empresa baseia-se, sobretudo, no balanço mais recente da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Confira com profundidade o número de eventos e as motivações dos bandidos. Além disso, descubra quais são os carros mais roubados neste ano.

Número preocupantes:

Primeiramente, segundo a companhia especializada em segurança, apenas de janeiro até abril desse ano houveram 27.975 furtos ou roubos. A alta foi de pouco mais de 1% em comparação com os quatro meses iniciais de 2022. Apenas no último mês do levantamento (em abril), a SSP registrou 6.581 casos.

De acordo com o proprietário e um dos consultores da B4 Risk, Rodrigo Boutti, esse aumento nos índices de roubo e furto está diretamente relacionado ao consumo de peças usadas e vendas online. Além disso, outros fatores que incidem sobre os números são a queda na renda média e as taxas de desemprego.

Ademais, Boutti pontua que outras razões explicam a busca por esses veículos. Segundo o empresário, a falta de componentes eletrônicos no mercado de reposição, bem como o envelhecimento da frota desses carros, contribui para o aumento das ocorrências.

Qual foi a preferência dos criminosos?

Inegavelmente, os carros da Volkswagen possuem tecnologia e recursos de ponta. Entretanto, de janeiro a abril os bandidos escolheram roubar um modelo tradicional: o Gol. Ao todo, a polícia registrou 2.146 casos de roubo ou furto desse veículo. Por outro lado, outra versão clássica foi alvo dos criminosos. O Uno, da Fiat, foi a segunda opção mais visada (1.589).

Por fim, completam a lista dos 8 veículos mais roubados os seguintes carros:

  • Chevrolet Onix (1.336);
  • Chevrolet Corsa (1.226);
  • Hyundai HB20 (1.129);
  • Fiat Palio (1.024);
  • Ford Ka (1.010);
  • Fiat Argo (607).

Imagem: BOONDARIN / Shutterstock.com