Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Petrobras anuncia nova redução: entenda!

O reajuste de 5% em média valerá a partir de 1º de novembro para o gás transportado e distribuído por dutos

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Petrobras anunciou uma redução no preço do gás natural nas distribuidoras na segunda-feira (10). O reajuste de 5% em média valerá a partir de 1º de novembro para o gás transportado e distribuído por dutos. 

Segundo a estatal, a redução foi definida em contratos acordados com as distribuidoras, que vinculam os preços do gás no país aos valores do barril de petróleo Brent, calculado em dólar e da taxa de câmbio. 

Petrobras divulga redução de 11,5% no valor do petróleo

Em nota, a Petrobras anuncia redução e afirma que “os contratos são públicos e divulgados no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”. 

Ainda segundo a Petrobras, o petróleo sofreu uma queda de 11,5% e o câmbio uma depreciação de 6,5%. 

A petroleira afirma que atualiza o preço do gás natural trimestralmente para “atenuar volatilidades momentâneas e aliviar o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando maior previsibilidade”.

Contudo, o reajuste repassado ao consumidor ainda é incerto. Segundo a estatal, “o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras e pelos tributos federais e estaduais”. 

O gás natural fornece o GNV (gás natural veicular) aos postos de combustíveis, indústrias e casas que utilizam o gás encanado. O reajuste não se refere ao gás de cozinha (GLP) vendido em botijões. 

Os novos valores ficarão vigentes até 31 de janeiro de 2023. 

Essa é a segunda redução anunciada em 2022. Em maio, a petroleira aumentou gás natural em 19%.

Imagem: Donatas Dabravolskas/shutterstock.com