Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PF investiga fraudes milionárias em financiamentos habitacionais da Caixa

Após a divulgação da notícia da operação da PF sobre as fraudes milionárias, a Caixa se manifestou sobre o assunto. Saiba mais!

Na manhã da última quarta-feira (07), aconteceu uma operação da Polícia Federal (PF), em Paraíba (PB), para investigar fraudes milionárias. Em suma, a polícia cumpriu quatro mandados de busca e apreensão. Isso ocorreu após a descoberta de indícios de irregularidade na liberação de financiamento habitacionais. 

O esquema investigado envolve os créditos liberados pela Caixa Econômica Federal. Apesar do anúncio da operação, a PF não deu maiores detalhes sobre o local, nem demais detalhes dessa ação. Abaixo, confira o que se sabe sobre a operação.

Caixa se defende sobre denúncia de fraudes

Após a divulgação da notícia da operação da PF sobre as fraudes, a Caixa se manifestou sobre o assunto. Segundo o banco, a instituição atua junto com a PF, e outros órgãos de segurança pública, para identificar e investigar os casos suspeitos. Além disso, o banco deseja trabalhar na prevenção e no combate de fraudes e golpes. 

Ademais, a Caixa disse que as informações sobre possíveis criminosos das fraudes nas unidades devem ser repassadas, de forma exclusiva, às autoridades policiais. Além disso, o banco disse que tem estratégias, políticas e procedimentos de segurança para proteger os dados e operações dos seus clientes. 

De acordo com a Polícia Federal, as fraudes podem ter dado à Caixa Econômica Federal um prejuízo de R$ 10 milhões. Diante disso, as pessoas investigadas devem responder pelo crime de obter, mediante fraude, licenciamento em instituição financeira. Esse crime estima uma pena de até 6 anos, além do pagamento de uma multa.

Por fim, vale ressaltar que a operação foi chamada de Subprime. Ela faz referência à crise financeira mundial de 2008. Em suma, ela começou por causa de um problema no mercado imobiliário dos Estados Unidos, por causa da contratação de hipotecas por pessoas que não tinham nenhuma condição de pagar.

Foto: Divulgação/Polícia Federal