Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Google Pay recebe aval do BC para expandir atuação no Brasil

A carteira digital Google Pay recebeu autorização do Banco Central para atuar com uma nova função. Descubra qual é!

O Google Pay recebeu autorização do Banco Central do Brasil para funcionar como instituição de pagamento na modalidade de iniciador de transação de pagamento (ITP). Essa ferramenta não concede o acesso a contas ao aplicativo, mas permite que um pagamento seja iniciado por ele. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.

O Google Pay é a carteira digital do Google, que funciona para a realização de compras online com cartões de crédito e débito. Devido a sua praticidade e segurança, sendo controlado por uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, o Google Pay se tornou um método de pagamento bastante útil para os usuários de dispositivos Android.

Ambições do Google Pay

Empresas que atuam na modalidade de iniciador de transação de pagamento iniciam a operação solicitada pelo usuário, mas não gerenciam a conta de pagamento nem os fundos movimentados nela.

Em nota, o Google Pay afirmou que está trabalhando para expandir suas funcionalidades entre os usuários do sistema e que a novidade representa “mais um passo em nossa estratégia de oferecer mais opções de pagamento aos usuários por meio de nossas plataformas no Brasil”.

A executiva do time de estratégias e operações do Google Pay, Natacha Litvinov, já disse em entrevista ao InfoMoney que a missão da carteira digital do Google é oferecer aos clientes um recurso amplo que permita a retenção dos mais diversos documentos.

“Nossa grande ambição é poder substituir a carteira física. Queremos que os usuários possam guardar, dentro dessa carteira digital, qualquer documento que precise”, afirmou ela.

O Google Pay, além de cartões de crédito e débito para as compras digitais, também permite integrar comprovantes de vacina e ingressos para shows e eventos, entre outras coisas.

BC segue investindo em novidades

O Banco Central está em constante processo de expansão de ferramentas e soluções financeiras para os brasileiros. A Agenda BC de Inovação, apresentada pelo presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, dá conta das mudanças que serão implementadas pouco a pouco.

Entre os focos do BC está a questão relativa à “tokenização da economia”. Em um mundo que passa por uma evolução na forma como os consumidores lidam com o dinheiro, Neto afirmou que o Banco Central está trabalhando para se adaptar às inovações no ambiente digital.

Imagem: Proxima Studio/shutterstock.com