Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIB dos EUA cresceu quase 3% no último trimestre

O avanço interrompeu uma sequência de quedas trimestrais consecutivas

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,6% no último trimestre, segundo estimativa preliminar do Departamento de Comércio do país norte-americano, divulgada na última quinta-feira (27). O avanço interrompeu a sequência de quedas trimestrais consecutivas. 

O aumento acontece em meio aos esforços do Federal Reserve (banco central norte-americano) para lutar contra a inflação do país elevando a taxa de juros. 

Consumo desacelerou nos EUA 

Embora o PIB dos EUA tenha crescido, os gastos dos consumidores desaceleraram para 1,4% comparados ao último trimestre, de 2%, entre abril e junho. O consumo representa dois terços da economia norte-americana e foi afetado pela alta dos juros no país. 

Taxa de juros dos EUA subiu para controlar a inflação mais alta em 40 anos

A taxa de juros dos Estados Unidos foi elevada pelo banco central norte-americano, o Federal Reserve, para controlar a inflação no país, que é a mais alta em 40 anos. A taxa dos EUA passou de quase zero em março deste ano para 3,25%.

Biden afirma que resultado do PIB dos EUA mostra recuperação econômica 

Para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, os resultados do PIB dos EUA divulgados na quinta-feira (27) mostram um avanço da recuperação econômica no país. Ainda assim, Biden afirmou que é responsabilidade do governo trabalhar mais para garantir a redução nos preços para os consumidores. 

“Meu governo aprovou leis que reduzirão os preços dos medicamentos prescritos e os valores de seguro de saúde a partir do próximo ano. Devemos fazer mais”, disse o presidente dos EUA em comunicado.

Atualmente, os gastos dos consumidores estão sendo mantidos com a elevação dos salários no país. O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou, na quinta-feira (27), que o número de norte-americanos que pediram auxílio-desemprego na última semana aumentou. 

Imagem: Ronnie Chua/shutterstock.com