Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIS/Pasep referente a 2022: saiba tudo sobre o seu pagamento

Os pagamentos do PIS/Pasep atendem trabalhadores formais do setor público e do setor privado. Confira informações sobre o abono!

Os trabalhadores brasileiros de carteira assinada têm direito a receber o PIS/Pasep, um abono salarial de até um salário mínimo. Os pagamentos acontecem anualmente, no entanto, com a pandemia de Covid-19, o cronograma de liberação sofreu atraso. Sendo assim, neste ano, os depósitos realizados foram referentes a 2021. 

Ainda, ao que tudo indica, deverão liberar os valores de 2022 a partir do próximo ano, apesar de não haver um calendário oficial para isso. Nesse sentido, não é possível saber qual será a quantia máxima do benefício, tendo em vista que depende do piso nacional em vigor no ano de pagamento. 

Ademais, em 2023, os brasileiros receberam até R$ 1.320, conforme a quantidade de meses trabalhadas durante o ano base 2021. Desse modo, a partir do próximo ano, os beneficiários contarão com um salário mínimo, caso tenham trabalhado durante 12 meses em 2022. 

PIS/Pasep: quem tem direito?

Diante disso, para receber o PIS/Pasep precisa atender a uma série de critérios determinados. Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal realiza o pagamento referente ao PIS, destinado aos trabalhadores do setor privado. Já o Pasep é destinado aos brasileiros que atuam no setor público pelo Banco do Brasil. Assim, os critérios são:

  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base com a carteira assinada;
  • Ter ganho remuneração média mensal de até dois salários mínimos;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Estar com os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Veja também: Ainda não recebe o Bolsa Família? Saiba como ter direito ao auxílio

Bloco de anotações com as siglas PIS/Pasep ao lado de uma caneta e uma calculadora
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Liberação dos benefícios

Apesar de serem tratados de forma conjunta, o PIS e Pasep são benefícios destinados a públicos diferentes, como citado acima. Dessa forma, o calendário de liberação também é determinado com base em questões distintas. 

Por fim, a Caixa, que realiza os depósitos do PIS, considera o mês de nascimento do trabalhador para definir as datas de pagamentos. Enquanto o Banco do Brasil realiza os depósitos segundo o número de inscrição do beneficiário.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com