Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix Automático 2024: o que muda para as empresas?

Novo Pix Automático anunciado pelo Banco Central para 2024: atualização trará praticidade para empresas; veja!

Em dezembro de 2023, o Banco Central (BC) anunciou uma nova atualização para o sistema Pix. Conhecida como Pix Automático, a novidade terá implementação ao longo de 2024.

A modalidade tem seu lançamento previsto, após um período de testes, para o mês de outubro. A saber, a função volta-se, principalmente, para pessoas jurídicas. Veja mais a seguir.

Como funciona a nova ferramenta?

Celular com logo do Pix, ao fundo uma tela de laptop com logo do Banco Central
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Segundo o especialista em pagamentos Cristiano Maschio ao portal Contábeis, “o Pix automático será utilizado para pagamentos que tenham periodicidade definida. O valor será debitado diretamente da conta do usuário por meio de transferências instantâneas, simplificando os acordos para empresas.”

Além disso, o Pix automático se tornará obrigatório em todas as instituições financeiras, sujeitando aquelas que não se adequarem à função a penalidades por atraso na oferta do serviço.

Empresas podem se beneficiar dessa atualização?

A tendência é que o Pix automático tenha maior utilidade para empresas que necessitam de pagamentos recorrentes, como instituições de ensino, clubes de assinatura, administradoras de condomínios, serviços de streaming, planos de saúde, seguros e distribuidoras de energia e água.

Veja também:

INSS atualiza doenças que permitem aposentadoria por invalidez

Como observa Cristiano Maschio, “Empresas de todos os portes poderão habilitar o pagamento via Pix automático sem a necessidade de que haja um convênio delas com os bancos dos consumidores que pagam as contas”.

Como o Pix automático impactará serviços de débito automático?

Atualmente, existem dois tipos de serviços que simplificam pagamentos: o Débito Direto Autorizado (DDA), permitindo o agendamento do pagamento do boleto para o dia do vencimento, e o débito automático, serviço em que o pagamento acontece diretamente pela conta corrente. Contudo, esse último tem cadastro apenas para serviços com consórcio com bancos.

Em suma, com a implementação do Pix Automático ao longo de 2024, empresas poderão simplificar ainda mais o processo de pagamento, garantindo agilidade e praticidade para seus clientes. No entanto, mesmo que a nova função ganhe popularidade, não necessariamente significa que DDA e débito automático desaparecerão completamente.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com