Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o Nubank está oferecendo o Pix natalino pelo WhatsApp?

Nas últimas semanas, algumas pessoas vêm recebendo uma mensagem sobre um Pix natalino do Nubank. Veja o que o banco informou.

Se nos últimos dias você ouviu falar do Pix natalino ligado ao Nubank, saiba que a ação não é real.

Diversas pessoas relataram que receberam no WhatsApp uma mensagem sobre uma promoção chamada “Nubank: Natal Feliz”. O texto pede para que a pessoa acesse um link para resgatar cupons que estão sendo distribuídos de forma limitada. Com isso, os hackers agem de maneira criminosa, roubando informações pessoais.

Esse tipo de ataque se chama phishing e acontece quando criminosos cibernéticos tentam roubar dinheiro ou dados pessoais, induzindo a vítima revelar informações importantes. Geralmente, esses crimes são feitos por meio de e-mails, mensagens de WhatsApp ou SMS, nos quais golpistas utilizam o nome de organizações confiáveis e direcionam a ação final para um link fraudulento.

Não caia no golpe do Pix natalino

O Nubank já se pronunciou em seu site oficial e afirma que, caso qualquer cliente receba esse tipo de mensagem do Pix natalino, não clique no link. Além disso, a ação pode ser denunciada no aplicativo do banco digital. Outras orientações da instituição financeira para evitar qualquer outro golpe são:

  • Tomar cuidado com links recebidos e não clicar;
  • Nunca compartilhar informações pessoais, como número de documentos do CPF, RG, conta bancária e senhas;
  • Averiguar sempre as mensagens recebidas e entrar em contato com as organizações, questionando se, de fato, são verdadeiras.

Brasil tem muitas ocorrências de crimes cibernéticos

O caso do golpe do Pix natalino do Nubank, infelizmente, não é um caso isolado. Diariamente, milhares de pessoas acabam caindo em golpes da internet, perdendo dinheiro. Os criminosos estão cada vez mais criativos para esse tipo de fraude no Brasil.

Em 2021, a consultoria alemã, Roland Berger, informou que o Brasil foi o 5º país que mais sofreu crimes cibernéticos naquele período. A empresa holandesa de cibersegurança, Surfshark, estimou ainda que no mesmo ano, uma em cada cinco pessoas no mundo teve dados vazados.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com