Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix no cartão de crédito: entenda quais são os riscos antes de utilizar

Saiba mais sobre como funciona o Pix no cartão de crédito e o que considerar para garantir uma vida financeira mais saudável!

Em meio ao avanço tecnológico, surgem inovações significativas no cenário financeiro. Uma das novidades recentes é a integração do Pix, serviço de pagamento instantâneo, no cartão de crédito. Essa funcionalidade abre a possibilidade de uma nova forma de efetuar transações, mas levanta questionamentos sobre a segurança deste novo método.

Portanto, saiba mais informações sobre essa modalidade de transferência, as diferenças com outros serviços e os seus possíveis riscos. Continue a leitura!

Pix parcelado versus Pix no cartão de crédito

como fazer pix com cartão de crédito
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

O Pix parcelado não é novidade para os usuários do sistema bancário brasileiro. Esta funcionalidade permite fazer compras e dividir o valor da dívida diretamente pela conta corrente.

Entretanto, a capacidade de realizar o Pix pelo cartão de crédito traz uma nova opção aos consumidores: pagar o valor da transação, acrescido de juros, na fatura do cartão de crédito posteriormente.

Uso simples para o usuário

Os usuários que optam por utilizar o Pix vinculado ao cartão de crédito passam por uma experiência fluida e integrada. Ao realizar uma transferência, o consumidor pode escolher entre descontar o valor diretamente do saldo da conta corrente ou transferir o débito para a fatura do cartão de crédito.

Apesar da simplicidade da operação, os usuários devem estar atentos aos riscos inerentes a essa modalidade de transações.

Quais são os riscos, afinal?

O Pix passou a ser conhecido pelo público por permitir transações rápidas e eficientes na quitação à vista ou com desconto. Porém, no modelo vinculado ao crédito, há a incorporação de uma taxa de juros confirmada, fato que torna a transação mais onerosa.

Veja também:

Saiba como fazer a atualização de dados no INSS

Portanto, antes de optar por usar o Pix por meio do cartão de crédito, os usuários devem avaliar cuidadosamente suas opções e refletir sobre a real urgência da compra. Logo, é possível garantir uma vida financeira mais saudável e com mais organização ao adotar essas considerações.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com