Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como fazer a atualização de dados no INSS

Mantenha-se informado sobre a importância de atualizar seus dados cadastrais no INSS para evitar atrasos ou suspensões de benefícios.

Todos os meses, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebe centenas de pedidos de benefícios. No entanto, muitos segurados podem ser prejudicados pela falta de atualização de seus dados cadastrais, o que pode atrasar a análise de seus pedidos, alerta o INSS.

Desse modo, segundo o INSS, informações incorretas ou desatualizadas podem resultar em atrasos na aprovação dos benefícios ou até mesmo em sua suspensão. Além disso, com um banco de dados atualizado, o INSS pode identificar e prevenir fraudes contra os segurados.

Os segurados que devem manter seus dados atualizados incluem aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílios e quem contribui com o INSS, mesmo sem receber nenhum benefício.

Veja também:

12 formas de ganhar dinheiro em cidade pequena

Atualização de dados no INSS

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor, representando auxílio de R$ 1.320
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A atualização deve ser realizada sempre que ocorrer alguma mudança nos dados do segurado, como mudança de telefone, de nome, de endereço e até mesmo de e-mail. Assim, os documentos necessários para a atualização dos dados são:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência com CEP atualizado;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (se houve mudança no estado civil);
  • Documentos dos dependentes, se for o caso.

Ademais, o INSS também enfatiza que não realiza atendimentos por e-mail. Portanto, os segurados não devem responder a e-mails solicitando dados ou enviar documentos.

Como atualizar os dados no INSS?

Os segurados do INSS podem atualizar seus dados através do site Meu INSS. Assim, para tanto, devem:

  • Acessar o Meu INSS e fazer login usando senha e usuário do Gov.br;
  • Clicar em “Novo Pedido”;
  • Em seguida, em “Atualização de cadastro e atividade”;
  • Clicar em “Atualizar cadastro e/ou benefício”; – Informar os dados que serão atualizados no sistema.

Os segurados que não têm acesso à internet podem atualizar seus dados através da Central 135, que realiza ligação gratuita. Nesse caso, é essencial ter em mãos o CPF. Por fim, para mais informações sobre aposentadorias e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, os segurados podem acessar o site oficial do INSS.

Imagem: Thapana Onphalai / Shutterstock.com