Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix pode se tornar alternativa para empréstimos e cartão de crédito; entenda

PIX crédito é uma alternativa para substituir o cartão Rotativo. Saiba como o Banco Central busca soluções para reduzir inadimplência!

Para diminuir a falta de pagamento em operações de cartão de crédito rotativo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revelou nesta sexta-feira (11) que a instituição tem buscado desenvolver novas funcionalidades para o PIX. Ele mencionou no dia anterior que, eventualmente, essa nova opção de crédito poderá substituir os cartões de crédito rotativos.

De acordo com Campos Neto, o Brasil apresenta taxas de juros superiores às de outros países, o que resulta em um ciclo prejudicial. Portanto, a proposta visa permitir que os bancos ofereçam empréstimos através do PIX, inclusive com a opção de parcelamento, de forma semelhante ao que é feito atualmente com o cartão de crédito, mas sem a modalidade de rotativo. Ainda não há mais informações sobre a ferramenta.

O PIX crédito vai substituir o cartão de crédito rotativo?

O PIX crédito está sendo considerado devido ao destaque do presidente do BC sobre o fato de que 40% das vendas no Brasil ocorrem por meio de cartões de crédito, enquanto em países emergentes costumam ser entre 10% e 15%. A situação atual revela um dilema crucial que se desenvolve no setor comercial.

Por um lado, o setor comercial busca estimular as compras ao oferecer parcelamentos sem juros como estratégia. No entanto, há preocupações em relação à possibilidade de redução nas vendas caso a indústria enfrente problemas.

Esse tema está sendo abordado em colaboração com o Ministério da Fazenda, bem como com associações do mercado financeiro e bancos. Por tais razões, ele afirmou que recebeu um retorno negativo por ter adiantado os estudos sobre a eliminação do sistema de crédito rotativo em sua declaração anterior, sem revelar a origem dessa crítica.

Aumento na inadimplência com cartões de crédito

Nos últimos tempos, houve um aumento na emissão de novos cartões de crédito, indo de pouco mais de 100 milhões para 215 milhões em circulação. Esse crescimento trouxe um problema: muitas pessoas acumularam vários cartões, resultando em um aumento considerável na entrada no crédito rotativo. Isso, por sua vez, gerou elevados índices de inadimplência, trazendo implicações financeiras.

Devido à inadimplência na modalidade, que pode atingir de 54% a até 800% ao ano para novos usuários, surge a necessidade de medidas para amenizar a situação. Nesse contexto, Campos Neto considera o PIX crédito crucial. Contudo, ele ressalta que o cartão de crédito deve manter-se como uma opção viável para os consumidores.

Imagem: rafapress / shutterstock.com