Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Governo pode proibir que menores de 16 anos tenham acesso a redes sociais sem supervisão dos pais

PL do governo exige que menores de 16 anos tenham contas de redes sociais vinculadas a responsáveis e limite de conteúdo.

Fernanda Ramos

O governo federal, sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está avançando com um projeto de lei que pode tornar obrigatória a supervisão dos pais ou responsáveis em contas de redes sociais de crianças e adolescentes de até 16 anos. A medida faz parte de uma proposta mais ampla de regulamentação das big techs no Brasil, elaborada pelo Ministério da Justiça, que também prevê regras sobre remuneração de criadores de conteúdo e punição às plataformas por descumprimento de normas.

Segundo a minuta obtida pela Folha, o texto estabelece que as contas de usuários com menos de 16 anos devem ser vinculadas a um adulto responsável. As plataformas seriam obrigadas a oferecer ferramentas de mediação parental, permitindo que os responsáveis bloqueiem conteúdos ou funcionalidades, restrinjam a interação com outros usuários e limitem o tempo de uso.

Quer ler o resto da materia?

Clique no botao abaixo para liberar o conteudo completo gratuitamente.

Fernanda Ramos

Autor

Fernanda Ramos

Fernanda é graduanda em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com sólida formação em língua portuguesa. Atua na estruturação, revisão e aprimoramento textual dos conteúdos do portal Seu Crédito Digital, garantindo clareza, coesão e qualidade editorial. Apaixonada por comunicação, tem como missão facilitar o acesso à informação com linguagem acessível e confiável.

Topicos relacionados