Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Polêmica entre influenciadores e empresas: entenda o salário-maternidade

Saiba mais sobre o salário-maternidade e entenda a polêmica junto aos influenciadoras digitais que divulgaram o serviço!

Recentemente, uma onda de críticas invadiu as redes sociais. Logo, elas direcionaram-se a alguns influenciadores digitais que promoveram empresas especializadas na assessoria para a retirada do salário-maternidade.

Entre os citados estão figuras públicas de diversos segmentos. Incluem-se ex-participantes de reality shows, atrizes e cantoras, que alavancaram a visibilidade de serviços pagos para um processo oferecido gratuitamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Continue a leitura para mais informações!

O que é o salário-maternidade?

Mulher grávida segura a sua barriga enquanto carrega um cofrinho rosa em formato de porquinho.
Imagem: Velishchuk Yevhen / shutterstock.com

O salário-maternidade é um direito reservado àqueles que precisam se ausentar de suas obrigações profissionais devido ao nascimento de filho, adoção ou situações legais semelhantes. Este benefício tem a garantia do INSS e não necessita de intermediação paga para sua obtenção. Logo, trata-se de uma informação obscurecida pela recente promoção por parte de personalidades da internet.

Empresas como a Serra Ribeiro Assessoria se colocam no mercado como solucionadoras de processos para obtenção do salário-maternidade, assumindo a responsabilidade de encaminhar o pedido ao INSS mediante o pagamento de uma taxa sobre o benefício adquirido.

Tal prática tem gerado debates nas plataformas digitais sobre a moralidade da cobrança por um serviço cuja realização se dá sem custos adicionais.

Saiba mais sobre o motivo das críticas

A disseminação desses serviços por figuras públicas culminou em uma série de questionamentos sobre a ética por trás da promoção de assessorias pagas para direitos que são assegurados gratuitamente pelo governo.

Assim, posts de influenciadores, detalhando o processo como se fosse uma “super dica”, acabaram por desencadear um alerta quanto à influência que tais personalidades exercem sobre o público e a responsabilidade que carregam ao endossar serviços de assessoria. Confira abaixo, portanto, uma postagem no X (antigo Twitter) com um apanhado de influenciadores que divulgaram o serviço .

Aliás, muitos beneficiários do salário-maternidade, muitas vezes desprovidos de informações precisas sobre seus direitos, acabam sendo cooptados por promessas de facilitação em troca de uma porcentagem do benefício a ser recebido. Tais procedimentos evidenciam a brecha de desinformação que permite a monetização de um serviço essencialmente público e gratuito.

Posicionamento do INSS

Ademais, em resposta a esses acontecimentos, o INSS reiterou que não há necessidade de intermediários para acessar os benefícios que oferece. Ainda, alertou para possíveis golpes que se aproveitam da desinformação dos cidadãos, especialmente quanto ao salário-maternidade.

Veja também:

Prazo para pagamento do IPTU é prorrogado até 30 de abril; saiba mais

Por fim, a instituição enfatiza a importância de buscar informações apenas em canais oficiais para evitar a exposição a riscos desnecessários.

Imagem: Velishchuk Yevhen / shutterstock.com