Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Polícia Federal realiza operação que apura fraudes no Bolsa Família

A operação da Polícia Federal intitulada de “Operação Códigos Ilícitos” procura desvendar fraudes no programa Bolsa Família. Confira

Nesta quarta-feira (6), a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia. Assim, a operação intitulada de “Operação Códigos Ilícitos” procura desvendar fraudes realizadas no programa Bolsa Família, que em 2022 era chamado de Auxílio Brasil.

Dessa forma, a investigação teve início no final de 2022, após a Polícia Federal receber informações de que funcionários de uma casa lotérica estavam sendo cooptados por criminosos para auxiliar na liberação de benefícios sociais de forma fraudulenta. A CAIXA Econômica Federal ainda não se posicionou sobre o caso. Veja mais detalhes!

Fraudes no Bolsa Família

Portanto, o esquema criminoso possuía uma sequência de ações bem delimitadas para a concretização da fraude. Primeiramente, havia a solicitação do benefício em nome de terceiros, incluindo moradores da Bahia e de outros estados brasileiros que desconheciam completamente a situação.

Em seguida, com a ajuda de funcionários da casa lotérica, havia a ativação indevida do aplicativo CAIXA Tem (disponível para Android e iOS). Dessa forma, os criminosos sacavam o benefício por meio do saque emergencial, dispensando o uso de cartão e utilizando códigos (tokens) para os saques.

Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site para verificar aumento do Bolsa Família.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Próximos passos da investigação

A Polícia Federal informou ao g1 que os mandados cumpridos na quarta-feira (06) tem como objetivo coletar mais elementos associados aos crimes investigados e identificar outros participantes do esquema. É importante destacar que as medidas judiciais foram aprovadas pela Justiça Federal de Ilhéus.

Veja também:

Banco do Brasil torna mais fácil ativação da conta poupança, confira!

Além disso, a Polícia Federal comunicou também que a investigação prossegue com as análises do material apreendido e com os depoimentos dos suspeitos. Enfim, o crime investigado é o de peculato, que pode levar a uma pena de até 12 anos de reclusão e multa.

Por fim, confira os requisitos para fazer parte do Bolsa Família:

  • Ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa;
  • Ter a inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com