Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS faz mutirões nos sábados e acelera concessão do Benefício de Prestação Continuada

INSS intensifica concessão do BPC com mutirões aos sábados, agilizando acesso ao benefício para idosos e pessoas com deficiência.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está intensificando seus esforços para acelerar a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A saber, a ação está acontecendo por meio do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).

Com mais de mil vagas de avaliação social disponíveis, a iniciativa visa beneficiar indivíduos idosos ou portadores de deficiência com renda familiar per capita de até ¼ do salário-mínimo. Entenda todos os detalhes a seguir!

Quem pode ser beneficiado pelo BPC?

Fachada da Previdência Social do INSS
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) destina-se a indivíduos que se enquadram nos critérios estabelecidos, não exigindo contribuição prévia ao INSS.

No entanto, é importante ressaltar que os beneficiários do BPC não têm direito ao décimo terceiro salário. Além disso, vale mencionar também que o benefício não se converte em pensão por morte.

Assim, para aqueles interessados em solicitar o BPC, o agendamento acontece por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou pelo número 135, da central de atendimento do INSS. A avaliação inicial está focada nos casos de pessoas com deficiência.

Mutirões do INSS aos sábados para agilizar o processo

Com o objetivo de otimizar o processo de avaliação social, o INSS está organizando mutirões aos sábados durante o mês de março, das 7h às 14h, em diversas Agências da Previdência Social (APS) estrategicamente localizadas.

No dia 2 de março, os mutirões ocorreram nas agências de Duque de Caxias e São Gonçalo, e ofereceram um total de 450 vagas. No dia 9, a agência da Avenida Brasil, em Irajá, disponibilizará 200 vagas.

Já no dia 16, a Agência da Praça da Bandeira abrirá suas portas com 180 vagas, seguida pelo mutirão na agência Engenheiro Trindade, em Campo Grande, no dia 23, também com 180 vagas.

Veja também:

Polícia Federal realiza operação que apura fraudes no Bolsa Família

Em resumo, com essas medidas, o INSS busca agilizar a concessão do BPC, facilitando o acesso desse benefício essencial para a população mais vulnerável.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com