Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Polícia prende dezenas de alunos que fizeram o Enem; entenda motivos

Polícia Federal prende mais de 20 alunos que realizaram Enem neste domingo (05) pelas mais diversas razões. Entenda mais aqui!

Por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrido no último domingo (05), a Polícia Federal prende dezenas de alunos. Nesse sentido, a prisão de 26 brasileiros inscritos no Enem ocorreu para aqueles que já estavam com mandados de prisão em aberto.

Isso porque os mandados de prisão indicam que essas pessoas já deveriam estar sob custódia das autoridades. Sendo assim, 19 detenções ocorreram no decorrer deste domingo, enquanto outras sete foram efetuadas em momentos anteriores. Portanto, siga na leitura para entender os motivos que levaram a Polícia a prender candidatos do Enem.

Polícia prende alunos do Enem

prisão
Imagem: Towfiqu ahamed barbhuiya/shutterstock.com

Primeiramente, embora a Polícia Federal tenha prendido essas pessoas durante o período do Enem, é válido esclarecer que as prisões não estavam relacionadas aos motivos da participação no exame. Os candidatos detidos enfrentavam diversas acusações.

Algumas delas são: não pagamento de pensão alimentícia, tráfico de drogas, roubo, lavagem de dinheiro e até mesmo estupro de vulnerável. Ademais, esses fatos, embora não diretamente vinculados ao exame, resultaram na prisão desses indivíduos.

Veja também:

Fundação Bradesco abre 97 vagas de emprego com ou sem experiência; veja como se inscrever

Dessa forma, a operação de segurança do Enem contou com a participação de cerca de 800 policiais, abrangendo diversos estados e o Distrito Federal. Contudo, vale destacar que as prisões foram efetuadas sem perturbar o andamento da aplicação das provas.

Onde ocorreram as prisões?

A Polícia Federal prendeu alunos do Enem em 14 estados distintos, sendo os motivos variados. Ademais, na região Norte, ocorrem detenções no Acre devido ao não pagamento de pensão alimentícia, no Pará por roubo e em Roraima pelo não pagamento de pensão alimentícia.

Por sua vez, no Nordeste, houveram prisões em Ceará, Paraíba e Sergipe, por roubo, não pagamento de pensão alimentícia e estupro de vulnerável. Já no Centro-Oeste, houve detenções em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesse caso, os motivos variaram de tráfico de drogas a estelionato.

Por fim, nas regiões Sudeste e Sul, a Polícia prendeu alunos do Enem em Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As alegações incluem corrupção de menores, lesão corporal, homicídio, roubo etc.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com