Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso ir votar sem título de eleitor?

A apresentação do título do eleitor não é obrigatória para participar da votação, podendo apresentar outros documentos oficiais com foto

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Neste domingo (2), acontece o primeiro turno das eleições 2022, onde o cidadão poderá votar para: Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente da República. Dessa forma, muitos já se organizam para no dia não esquecer de nada.

Contudo, muitas vezes as pessoas não se lembram onde guardaram o título de eleitor, já que este documento não é usado com muita frequência. Entretanto, não há motivo para se preocupar, pois a apresentação do título do eleitor não é obrigatória para participar do pleito, podendo apresentar outros documentos oficiais com foto.

Documentação para votar

Portanto, qualquer documento oficial que tenha foto é válido para ter acesso às urnas. Assim, pode ser aceito:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Carteira nacional de habilitação;
  • Carteira de trabalho;
  • Certificado de reservista;
  • Passaporte.

Título de eleitor virtual

Ademais, os eleitores que forem até o Colégio Eleitoral, em vez do título de eleitor físico, poderão mostrar o virtual. A funcionalidade está disponível por meio do aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Todavia, é preciso que o eleitor já tenha sido registrado na Justiça Eleitoral para que seja feita a liberação do título online, que pode ser acessado a qualquer momento.

Assim, aquele que desejar ter acesso ao documento virtual deve baixar a versão do e-Título para celulares (disponível para Android ou iOS) e informar alguns dados.

Zona e seção eleitoral

Muita gente esquece sua zona e seção eleitoral e, sem o título de eleitor em mãos, fica difícil saber. Entretanto, através do aplicativo, é possível verificar a zona e seção eleitoral. Além disso, também é possível consultar o endereço e identificar no mapa o local de votação, tendo acesso às melhores rotas para chegar até ele. 

Ademais, por meio do aplicativo ainda é possível emitir certidões eleitorais, cadastramento como mesário voluntário e justificar ausência às urnas.

Certidão de quitação

Por fim, o eleitor também pode solicitar a certidão de quitação eleitoral, onde constam todos os dados do indivíduo no cadastro eleitoral. Dessa forma, a certidão substitui o título eleitoral para todos os fins. Assim, este documento pode ser emitido pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Imagem: rafapress / Shutterstock.com