Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PouPay+: conheça o novo aplicativo de gestão de finanças para mulheres

A PouPay+ chega como uma forma de auxiliar a ascensão econômica feminina.

0

Pensando em auxiliar na jornada para a independência financeira feminina, a fintech catarinense PouPay+ lança, no fim de maio, a primeira versão de seu aplicativo de assistência financeira voltado para mulheres. Por meio do uso de inteligência artificial aplicada ao conceito de open finance, a plataforma identifica os hábitos financeiros das usuárias para ajudá-las a gerenciar melhor entradas e gastos, podendo colaborar na redução de até 30% das despesas anuais e no cumprimento das metas econômicas.

De acordo com um estudo de 2014 do Centro de Excelência em Alfabetização Financeira Global da Universidade de George Washington, nos EUA, apenas 30% das mulheres eram consideradas educadas financeiramente, o que muito se deve à entrada tardia de mulheres ao mercado de trabalho, boa parte delas somente ingressando durante a década de 1970. Entretanto, segundo relatório da WealthiHer Network “The Changing Faces of Women’s Wealth”, a presença feminina tem crescido rapidamente no mercado financeiro desde então, e a estimativa é a de que, em 2023, as mulheres sejam responsáveis por US$ 93 trilhões da riqueza mundial — atualmente, quase um terço desta já é controlada pelo público feminino.

Assim, a PouPay+ chega como uma forma de auxiliar a ascensão econômica feminina, apresentando uma nova ferramenta de controle. Criado pelo engenheiro de inteligência artificial, Jean Malaquias, o aplicativo — que estará disponível para iOS e Android — tem como função ser um assistente virtual diário que colabora no gerenciamento das contas bancárias vinculadas por meio do open finance, trazendo lembretes de vencimentos de boletos e contas e informações de juros, em caso de atrasos. Além disso, a plataforma também oferece descontos exclusivos em produtos e serviços que estejam no escopo de gastos de cada mulher, de acordo com a análise realizada pelo próprio app.

PouPay+ quer ajudar mulheres a gerenciar gastos e metas

Entendendo as necessidades de consumo de cada mulher, a fintech pretende ajudar cada uma a chegar à melhor maneira de tomar decisões para lidar com seu próprio dinheiro, de acordo com suas necessidades e objetivos. “Estamos buscando unir tecnologia, educação, inteligência artificial e open banking em uma única plataforma de uma forma bem específica”, afirma Malaquias. “A ideia é colaborar com a vida de mulheres que necessitem de ajuda para gerenciar gastos e metas por conta do acúmulo de funções no trabalho e em casa e, sempre que possível, promover a difusão de conhecimento sobre finanças na sociedade como um todo”, diz.

As usuárias da plataforma ainda poderão estabelecer metas de curto, médio ou longo prazo para planejamento de compras futuras, a fim de investir ou até mesmo para criar uma reserva de emergência. O monitoramento diário da plataforma vai exibir o desempenho da usuária para cada objetivo fixado, entendendo o que as fazem chegar mais perto ou longe do esperado.

Blizscaling na pandemia

A equipe formada para levar o PouPay+ ao ar foi criada em meados de março de 2021, com menos de um mês para a programação e a estruturação da fintech, seguindo os preceitos da cartilha do blitzscaling. “Agora estamos na fase de captação das profissionais que vão levar à plataforma ao próximo estágio de desenvolvimento”, explica Malaquias, que atua como programador e consultor da plataforma.

Entretanto, o cenário a ser enfrentado pela empresa catarinense por conta da pandemia mundial de Covid-19 traz o público feminino como o mais prejudicado financeiramente no período, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 8,5 milhões de mulheres perderam seus trabalhos no terceiro trimestre de 2020.  Por isso, a PouPay+ pretende direcionar a plataforma também principalmente para as pessoas que não possuem renda fixa no momento. “O crescimento exponencial do consumo online levou ao aumento de compras de itens supérfluos por todas as pessoas de nossa sociedade, o que facilita a perda de controle dos débitos diários somente por causa de um único clique”, comenta.

Assim, existem diversas maneiras de se comprometer orçamentos mensais, mas a PouPay+ chega como uma alternativa para evitar que isso aconteça. “Estamos confiantes que esse aplicativo irá ajudar de forma efetiva todos os perfis de mulheres”, completa Malaquias.

Sobre a PouPay+

A PouPay+ é uma assistente financeira inteligente desenvolvida para ajudar mulheres a atingirem a liberdade e independência financeira. Mesclando os conceitos de inteligência artificial e open banking, o aplicativo auxilia na organização mais efetiva de finanças, na economia de gastos ena realização de pagamentos com descontos exclusivos e organizações de metas financeiras de curto, médio ou longo prazo. Além disso, a fintech também tem como objetivo atuar na educação financeira da sociedade como um todo, oferecendo conteúdos gratuitos de qualidade periodicamente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: GaudiLab / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...