Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: Falsos anúncios de emprego podem roubar dados e dinheiro

Criminosos divulgam falsos anúncios de vagas, geralmente em empresas grandes e com salários e benefícios acima do padrão do mercado.

0

A internet é uma vitrine para encontrar vagas, fazer networking, bem como melhorar o currículo. No entanto, é necessário ter muito cuidado com os falsos anúncios, em especial, quando envolvem o WhatsApp.

Cuidado: falsos anúncios de emprego podem roubar dados e dinheiro

No 1º trimestre de 2021, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,7%. E, como já era esperado, a pandemia só agravou esse problema. Diante disso, muitas pessoas têm procurado vagas na internet para poder ter uma renda novamente. Entretanto, paralelo ao crescimento de pessoas desempregadas, crescem também os falsos anúncios de vagas.

Os falsos anúncios de emprego têm sido um grande problema no Brasil. Os criminosos divulgam vagas profissionais falsas, geralmente em empresas grandes e com salários e benefícios acima do padrão do mercado. Ao atrair o interesse da vítima, os golpistas dizem que precisam validar o cadastro. 

Dessa forma, enviam um código de verificação ao celular da vítima. Assim que o código é informado, eles têm acesso ao WhatsApp da pessoa no celular deles. Assim, o problema começa. 

O que acontece no roubo do WhatsApp?

Em suma, ao ter acesso ao WhatsApp da vítima, os criminosos podem agir de várias formas. Uma delas é entrar em contato com amigos e familiares pedindo dinheiro. Dessa forma, se você for a vítima, sempre oriente sua família a revisar os dados bancários, bem como ver, antes de fazer um pagamento, se aquela é a sua conta no banco. 

Além disso, os golpistas também podem pedir uma quantia de dinheiro para liberar o acesso ao app. Nesses casos, a vítima acaba pagando para recuperar o acesso. Por isso, é importante ter todo o cuidado para não enviar códigos de verificação, antes de saber se a vaga não é um dos falsos anúncios. Geralmente, os processos de seleção para empregos não incluem a verificação de números de celular.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: xm4thx / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -