Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para MEIs regularizarem débitos termina dia 31; veja como ficar em dia

MEIs têm até 31 de janeiro para regularizar débitos com a Receita Federal, evitando exclusão do Simples Nacional. Confira!

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) que possuem débitos junto à Receita Federal têm até o próximo dia 31 de janeiro para regularizar sua situação. Caso não regularize até a data limite, o empreendedor pode ser excluído do Simples Nacional.

Sendo assim, o processo, embora seja muitas vezes realizado pelos próprios MEIs, pode contar com o auxílio de um contador, se houver dúvidas. Desse modo, os MEIs que não efetuaram a regularização dos débitos até 31 de dezembro de 2023, podem fazê-lo até o dia 31 de janeiro. Portanto, entenda mais a seguir!

Regularização para MEIs

Logo MEIs sobreposto a imagem de pessoas andando na rua ao fundo, que está desfocada.
Imagem: Nelson Antoine / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O acerto das pendências pode ser feito tanto à vista quanto parcelado, com a intenção de manter-se inscrito como MEIs. Caso a situação não se regularize até o prazo, a solicitação só poderá ser feita novamente após janeiro de 2025 ou através da exclusão do CNPJ existente e a abertura de um novo.

As empresas que não conseguirem regularizar suas pendências até a data indicada e forem excluídas, poderão optar novamente pelo Simples Nacional exclusivamente durante o mês de janeiro de 2024. Portanto, é fundamental que os MEIs estejam atentos ao prazo e não deixe para última hora a regularização de sua situação junto à Receita Federal.

Como regularizar?

Para regularizar a sua situação dos MEIs, o primeiro passo é acertar todas as pendências, seja com pagamento à vista ou parcelado. Em seguida, é necessário solicitar a opção pelo Simples Nacional, ação que pode ser realizada através do Portal do Simples Nacional.

Lá, é preciso seguir o caminho “Simples – Serviços”, no menu “Opção”, selecionando “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”. Após realizar esses passos, também é preciso solicitar a opção pelo Simei, que pode ser feita no mesmo portal, mas seguindo o caminho “Simei – Serviços”, no menu “Opção”, selecionando “Solicitação de Enquadramento no Simei”.

Veja também:

Caixa Tem disponibiliza saque de R$ 600 ou mais neste sábado (20); confira

Finalmente, após a solicitação, é necessário acompanhar o andamento, que pode ser realizado através dos serviços disponíveis no Portal: “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional” e “Acompanhamento da Solicitação de Enquadramento no Simei”.

Imagem: Fishman64 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital