Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Preço da gasolina faz Taxa Selic continuar nas alturas

Confira o porquê do aumento do preço dos combustíveis estarem afetando a Taxa Selic.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na segunda-feira (6), o governo federal divulgou propostas relacionadas aos preços dos combustíveis e à inflação em uma tentativa de diminuir os altos custos. No entanto, de acordo com especialistas, as medidas podem pressionar ainda mais os juros e obrigar o Banco Central a adiar o ciclo de cortes na taxa Selic. 

Preço da gasolina faz Taxa Selic continuar nas alturas

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, será apresentada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que compensará os estados que aceitarem zerar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o gás de cozinha e o diesel.

Essa resolução será válida até dezembro deste ano. Para ser aprovada, a medida depende da posição do Senado em relação ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que já passou pela Câmara dos Deputados no final de maio e estabelece teto de 17% para o ICMS sobre combustíveis e energia elétrica. 

Dessa forma, economistas afirmam que uma diminuição da inflação em 2022 levaria uma pressão maior para o aumento de preços em 2023, ano em que o Banco Central está direcionando seu foco para os cortes da taxa básica de juros.  

A medida é considerada um problema por estrategistas, uma vez que o governo estaria tirando a inflação de um ano que já está perdido, em questões de política monetária, e jogando o problema para o próximo. Além disso, conforme acreditam alguns economistas, a proposta não passa de oportunista devido à corrida eleitoral. 

Para a próxima reunião do Banco Central, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho, estima-se que a taxa Selic deve atingir 13,25%, um acréscimo de 0,50 pontos percentuais. 

O que é a Taxa Selic? 

A Selic é uma taxa básica de juros, utilizada em empréstimos pelos bancos. É uma referência para o custo de crédito no Brasil. O Banco Central é responsável pela definição da taxa, que ocorre 8 vezes ao ano, a partir da análise da economia do país, com foco na inflação. 

Quando a taxa Selic aumenta, consequentemente, fica mais caro emprestar dinheiro, então, a população passa a gastar menos e a inflação tende a diminuir. Por esse motivo, ela é uma das ferramentas utilizadas para tentar frear a taxa inflacionária. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças. 

Imagem: kckate16 / Shutterstock.com